Neste sábado (5), o Black Sabbath realizou sua despedida dos palcos. Ozzy Osbourne (voz), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) tocaram juntos pela última vez no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra, no festival “Back to the Beginning”, idealizado especialmente para a ocasião.
Como já havia sido adiantado anteriormente, a banda, responsável por finalizar a noite, tocou um setlist curto. O repertório foi o seguinte:
1. “War Pigs”
2. “N.I.B.”
3. “Iron Man”
4. “Paranoid”
Em entrevista publicada na sexta-feira (4) na BBC, Iommi tinha confirmado a quantidade de canções. Ainda em fevereiro, o próprio Madman trouxe o assunto à tona e explicou o motivo: a saúde debilitada. Durante seu programa Ozzy Speaks, o Príncipe das Trevas contou:
“Não estou planejando fazer um set completo com o Black Sabbath, apenas trechos. Estou fazendo o que posso, o que me sinto confortável.”
Vale destacar que Osbourne enfrenta sintomas advindos do Parkinson, além de problemas de locomoção. Por isso, esteve afastado dos palcos por anos. Seu último show completo aconteceu em dezembro de 2018.
Convidados especiais do show final do Black Sabbath
Com o intuito de celebrar a carreira do Black Sabbath e a música pesada num geral, nomes como Metallica, Slayer, Guns N’ Roses, Tool, Gojira e mais participaram do “Back to the Beginning”. Halestorm, Lamb Of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons também integraram o lineup. Além disso, foram formados dois supergrupos “inéditos” para o momento. Veja mais detalhes aqui.