Por trás de “Killing Me Softly With His Song”, o maior hit de Roberta Flack

A famosa versão da cantora foi lançada em 1973.

Nesta segunda-feira (24), Roberta Flack nos deixou aos 88 anos. A notícia foi dada por sua equipe e, embora a causa da morte não tenha sido revelada, sabe-se que a cantora enfrentava esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa, como reportado por seus representantes em 2022.

Flack levou uma carreira na indústria musical por mais de 50 anos. A artista ganhou o status de ícone do R&B e da soul music por seus hits marcantes, como “The First Time Ever I Saw Your Face” e “Where Is The Love”.

No entanto, seu maior sucesso é, sem dúvidas, a faixa “Killing Me Softly With His Song”, lançada em 1973. Para celebrar a memória dessa icônica cantora, conheça a história da canção!

Por trás de “Killing Me Softly With His Song”, o maior hit de Roberta Flack

A música foi escrita por Charles Fox e Norman Gimbel, em colaboração com a cantora Lori Lieberman, embora ela não receba créditos na composição. Em entrevista ao portal SongFacts em 2010, Fox falou sobre o processo de composição do hit:

“Norman foi para casa e escreveu uma letra extraordinária, depois me ligou no final da tarde. Anotei tudo pelo telefone. Sentei-me e a música simplesmente fluiu junto com as palavras. No dia seguinte, nos reunimos, fizemos alguns ajustes e tocamos a música para Lori – e ela adorou.”

Lieberman foi a primeira artista a lançar a faixa, em 1972. Sua versão não chegou a fazer muito sucesso. No entanto, ela chegou até Roberta Flack, que descobriu a canção enquanto viajava de Los Angeles para Nova York de avião, como disse durante conversa com a PBS.

A famosa cantora, na época novata no ramo musical e dona de uma famosa versão de “The First Time Ever I Saw Your Face”, decidiu regravar a música de Lori. Em 1972, enquanto abria uma turnê de Quincy Jones, Roberta decidiu dar uma palhinha de seu vindouro projeto.

O público ficou enlouquecido com a apresentação. “Depois que terminei, o público não parava de gritar”, relembrou.

Após o lançamento oficial, o sucesso foi tanto que, além de chegar ao topo da Billboard Hot 100, “Killing Me Softly” também levou dois Grammys em 1974, nas categorias “Gravação do Ano” e “Melhor Performance Pop Vocal Feminina”.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados