Se engana quem pensa que o disco de vinil saiu de moda. Apesar de não apresentar o mesmo resultado da época de seu lançamento, o material ainda continua marcando presença na casa de milhares de pessoas ao redor do mundo. Aliás, o calendário tem uma data separada para celebrar este produto, comemorando em 20 de abril o Dia do Disco.
Neste ano, o perfil verificado Google Trends publicou uma lista com os dez discos de vinis mais pesquisados na plataforma de busca desde o ano de 2004. Os dados têm como base as procuras realizadas nos Estados Unidos.
Surpreendentemente, quem lidera o ranking é uma popstar atual: Taylor Swift. A loirinha consegue, assim, superar grandes nomes que estavam na ativa quando o vinil era febre, incluindo Michael Jackson e os Beatles.
Vale lembrar que Swift também apareceu em outro levantamento, sobre os vinis mais vendidos em 2023 no Reino Unido. Ela ficou na primeira posição com o álbum “Midnights”, lançado em 2022.
Contudo, na pesquisa realizada pelo Google Trends, a diva pop liderou com o chamado “Folklore”, disponibilizado em 2020. Abaixo, confira os 10 destaques:
Os 10 discos de vinil mais pesquisados no Google desde 2004
- Taylor Swift – Folklore
- Taylor Swift – 1989
- Frank Ocean – Blonde
- The Beatles – The Beatles (White Album)
- Taylor Swift – Midnights
- Taylor Swift – Reputation
- Pink Floyd – The Dark Side of the Moon
- Michael Jackson – Thriller
- Tyler, the Creator – Call Me if You Get Lost
- Taylor Swift – Speak Now
Vinyl searches are popular for modern music too- @taylorswift vinyl are the most searched vinyl since 2004 pic.twitter.com/vRI6e2qVZF
— GoogleTrends (@GoogleTrends) May 13, 2024
Por que os artistas atuais voltaram a acreditar no disco?
E não é só Taylor Swift que está apostando no disco de vinil. Diversos outros artistas da atualidade igualmente estão tendo a consciência de que este mercado pode ser uma grande oportunidade, não só de lucros, mas para expansão do próprio trabalho.
Segundo o relatório “Mercado Fonográfico Brasileiro”, as vendas de discos atingiram R$ 11 milhões, representando uma alta de 136,2% em comparação com 2022. Para 2024, a expectativa é de que crescimento continue.
Mas por que essa volta repentina no consumo destes materiais?
Entre as particularidades do vinil, se destaca a experiência de consumir música. Além de precisar fazer uma espécie de ritual, tirando o disco da embalagem, colocando no tocador e movendo a agulha para o local correto, este processo acaba também contagiando outras pessoas que estiverem no mesmo espaço.
Igualmente, as belas capas se tornam outros atrativos, servindo como itens de decoração para muitos apreciadores de música.
Ainda, vale lembrar que os fãs mais fiéis costumam comprar todas os produtos disponibilizados por seus ídolos, incluindo os discos nesta lista.