Quando foi lançado o primeiro samba-enredo?

Samba-enredo é um dos principais elementos das escolas de samba e dita a temática dos desfilas das agremiações

O Carnaval chegou e, com ele, também acontecem os tão aguardados desfiles das escolas de samba. Um dos principais elementos que podem ser decisivos na hora de uma competição entre essas agremiações é o samba-enredo. Mas você sabe qual a origem desse estilo?

Não há um consenso sobre uma data exata do primeiro samba-enredo, ou mesmo qual foi o primeiro material desse tipo produzido no Brasil. Entretanto, estima-se que o surgimento do gênero se deu em meados da década de 1930.

Assim, os primeiros sambas-enredo que possuem chances de ter dado o pontapé inicial ao estilo são divididos entre: um samba da Mangueira, de 1935; um da Azul e Branco do Salgueiro, de 1938; e um samba de Paulo Portela, de 1939. O período marca o crescimento de escolas de samba do Rio de Janeiro, como Deixa Falar, Portela, Unidos da Tijuca e Estação Primeira de Mangueira.

Hoje, o samba-enredo tem um papel fundamental para as escolas de samba, pois é ele quem irá ditar a temática escolhido por cada agremiação na hora do desfile. O processo de construção da letra é mais complexo, podendo se basear, ou não, em críticas sociais.

Como funciona a escolha do samba-enredo

Há um processo interno que acontece através de um sistema de avaliação. Depois, isso pode chegar nas mãos de um compositor para tirar a ideia do papel.

Assim, a escolha do samba-enredo precisa ser entregue em uma data específica para a instituição que cuida dos desfiles. Ademais, o material precisa seguir algumas regras importantes, como não fazer nenhum tipo de propaganda.

Leia também: Carnaval 2024: três bloquinhos em SP que fogem do convencional.

Por: Giovana Marchesini

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados