Relembre as principais polêmicas do Oscar

Consagrada como a maior premiação da sétima arte, a cerimônia do Oscar reúne algumas das principais personalidades de cada ano. E é claro que um evento acompanhado por pessoas do mundo todo vai render algumas polêmicas ou situações embaraçosas. 

O tapa de Will Smith em Chris Rock (2022)

Impossível não lembrar do Oscar 2022 depois desse ocorrido. 

Tudo começou quando Chris Rock apresentava a categoria de “Melhor Documentário” e fez uma piada sobre Jada Smith em seu discurso. A esposa do ator Will Smith sofre de alopecia, uma doença que leva à queda de cabelo. 

Will imediatamente levantou da plateia e deu um tapa na cara do comediante, deixando a plateia sem reação. 

La La Land e Moonlight (2017)

Este foi uma das gafes mais conhecidas da cerimônia e rendeu bons memes na internet. 

Ao apresentar a categoria de “Melhor Filme”, ocorreu uma troca de envelopes e os atores Warren Beatty e Faye Dunaway acabaram anunciando “La La Land: cantando estações” (2016) como vencedor da estatueta.

Entretanto, a organização do Oscar corrigiu o erro depois da equipe do musical já estar no palco e revelou que, na verdade, o adversário “Moonlight” (2016) havia ganhado a categoria principal da premiação. 

Roubo da estatueta (1938)

Concorrendo à “Melhor Atriz Coadjuvante”, Alice Brady não pôde comparecer à cerimônia para receber seu prêmio. Contudo, algo inédito aconteceu. 

Após ser anunciada como vencedora, um homem desconhecido subiu ao palco e aceitou o prêmio em nome da atriz. Somente algum tempo depois os produtores descobriram que nem Alice nem a equipe do filme conheciam aquele homem. 

A Academia foi obrigada a providenciar um segundo troféu para a Brady, já que o homem desapareceu com o prêmio. 

Falta de diversidade (2015)

A edição de 2015 foi alvo de polêmicas na internet após não incluir nenhum ator negro nas indicações à estatueta. Além disso, as categorias de “Melhor Direção”, “Roteiro” e “Fotografia” eram exclusivamente masculinas. 

Dessa forma, a internet levantou as hashtags #OscarSoWhite e #WhiteOscar para dar visibilidade ao problema.

A cerimônia do Oscar 2024 será neste domingo (10) às 20h. Saiba mais informações em: Oscar 2024: saiba onde assistir e que horas começa

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados