Relembre os atores que já interpretaram o Coringa

Não precisa entender muito sobre o mundo dos super-heróis para reconhecer o nome Coringa. Desse modo, o palhaço e seu temível sorriso perseguem a cidade fictícia de Gotham a gerações, com o vilão sendo frequentemente revisitado em novas adaptações. 

Com isso, o lançamento de um novo longa com enfoque no arqui-inimigo do Batman, “Coringa: Delírio A Dois”, está estipulado para o dia 3 de outubro, e Joaquin Phoenix voltou para protagonizar o personagem.

No entanto, Phoenix é um entre muitos atores que deram vida ao palhaço mais temido da cultura popular. Dessa forma, confira quais foram os intérpretes do Coringa ao decorrer dos anos, em diferentes filmes e séries: 

Cesar Romero – “Batman – O Homem Morcego” (1966) 

Em 1966 foi produzido o primeiro projeto do Batman para as telas, “Batman, O Homem Morcego”. O seriado e o longa homônimo contaram com Cesar Romero, ator norte-americano, como o primeiro intérprete do Coringa nas telas.

Contudo, a caracterização do personagem não é tão assustadora e sombria como as das produções mais recentes. Pelo contrário, Romero trouxe uma visão cômica para o filme. 

Jack Nicholson – “Batman” (1989)

Outrossim, a perspectiva vilanesca do Coringa no clássico de 1989, dirigido por Tim Burton, continua sendo referência no cinema.

Jack Nicholson trouxe uma concepção diferente ao personagem. O ator contou que: “Tim disse que [o Coringa] deveria ter um lado sombrio e humorístico”. E que seu papel foi construído a partir de apenas uma conversa com o diretor.  

Heath Ledger – “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008)

Entretanto, uma das interpretações mais emblemáticas foi, inegavelmente, a de Heath Ledger. O jovem ator originou um Coringa sombrio e multifacetado. 

“Fiquei sentado em um quarto de hotel em Londres por cerca de um mês, me tranquei, formei um pequeno diário e experimentei vozes… Ele [O Coringa] é apenas um sociopata absoluto. Um palhaço, assassino em massa, de sangue-frio.” conta Ledger sobre o papel que, futuramente, iria o conquistar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. 

No entanto, Heath não testemunharia o impacto de sua interpretação no cinema, que permeou a cultura popular. O ator faleceu meses antes da estreia do filme “Batman: O Cavaleiro Das Trevas” devido uma overdose acidental.

Cameron Monaghan – “Gotham” (2014)

Já a série “Gotham” explorou o Coringa de uma forma diferente.

Isto é, a Warner Bros. desejou preservar os direitos relacionados ao personagem, não autorizando o seriado a incorporar o nome “Coringa” à produção. Desta forma, os diretores precisaram utilizar outros aspectos da figura do arqui-inimigo do Batman no personagem Jerome, que passa por diversas reviravoltas no enredo. 

Jared Leto – “Esquadrão Suicida” (2014)

Ademais, Jared Leto, que interpretou o Flagelo de Gotham no filme “Esquadrão Suicida” em 2021, teve uma caracterização completamente distinta em relação a projetos anteriores. Com uma aparência modernizada, Leto utilizou da tática “Atuação de Método” para trazer seu Joker a vida, isto é, interpretar o personagem de forma subconsciente, vivendo em sua pele até fora das câmeras. 

Com isso, Jared trouxe certos aspectos psicóticos do Coringa para a vida real, enviando um rato vivo para sua colega, a atriz Margot Robbie, e um porco morto para o set de filmagens do longa. 

Joaquin Phoenix – “Coringa” (2020)

Por fim, o último Coringa que assistimos nas telas foi o de Joaquin Phoenix, sendo ele o segundo da lista a conquistar o prêmio Oscar por seu desempenho como o vilão. 

Contudo, Phoenix interpreta o papel no filme homônimo do personagem, sendo o único que teve um longa com enfoque específico na figura do palhaço.

Trazendo uma perspectiva mais humana, no entanto, tão perturbadora quanto as anteriores, do Coringa, Joaquin foi universalmente aclamado por sua interpretação intrincada e intensa. 

   

Leia também: Novo trailer de “Coringa: Delírio a Dois” é divulgado; assista

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados