Nesta quinta-feira (14), acontecerá o Grammy Latino, tido como uma das mais emblemáticas premiações de música latina. Dessa maneira, a Academia Latina de Gravação promoverá a 25ª edição do evento, que será sediado na Arena Kaseya Center, em Miami, nos Estados Unidos.
Neste ano, os brasileiros estarão em peso na cerimônia. Isso porque, além dos prêmios, Lulu Santos receberá a honraria especial “Prêmio à Excelência Musical” em reconhecimento às suas contribuições para a música latina. Já nos palcos, Jão, Alok e Simone Mendes cantarão para o público na première, que antecede a transmissão oficial e que revela a maioria dos ganhadores.
Inclusive, a cerimônia será transmitida a partir das 21h, no Canal Bis, e no Globoplay para assinantes Globoplay+ Canais. Ademais, os melhores momentos poderão ser conferidos na segunda-feira (18), às 19h, no Multishow e no Globoplay para assinantes Globoplay + Canais.
A fim de se preparar para cerimônia, que promete ser marcante, relembre alguns destaques do Grammy Latino de 2023:
Sobre o Grammy Latino de 2023
Em 2023, a premiação aconteceu no dia 16 de novembro e foi realizada em Sevilha, na Espanha. Aliás, esta foi a primeira vez que o evento aconteceu fora dos Estados Unidos desde sua criação, nos anos 2000. Assim, os apresentadores foram os cantores Sebastián Yatra e Danna Paola, juntamente com as atrizes Roselyn Sánchez e Paz Vega.
Ademais, a cerimônia quebrou recordes, uma vez que Shakira passou a ser a única artista indicada por três canções diferentes na categoria “Canção do Ano”. Assim, ela concorreu por “TQG”, sua parceria com Karol G, “Acróstico” e “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”. Esta última rendeu a ela o desejado gramofone de ouro.
Ainda falando nesta canção, a colombiana a apresentou junto ao DJ e produtor musical Bizarrap, também responsável pela faixa. Essa foi apenas uma de duas perfomances da dona de “Hips Don’t Lie”, que já havia subido ao palco para cantar “Acróstico” ao lado de seus filhos Milan e Sasha. Rosalía e Maluma também apresentaram seus hits.
Enhorabuena eres la perfección en persona #LatinGRAMMY pic.twitter.com/oIJTSqu7NZ
— Shakira world
(@ShakkEmpire) November 16, 2023
Os brasileiros não ficaram de fora, com IZA cantando “Pegao” com os músicos Camilo, Manuel Carrasco e Edgar Barrera. Confira:
É DO BRASIL! Confira a performance de IZA, Camilo, Manuel Carrasco e Edgar Barrera no #LatinGRAMMY pic.twitter.com/Kf2eVzVzC4
— IZA Gallery (@izagallery) November 17, 2023
Thiaguinho também representou o país ao som da música “Vencedor”.
Os vencedores da noite
Desse modo, um dos grandes prêmios da noite, o “Álbum do Ano”, ficou com Karol G por “Mañana será bonito”. Shakira levou, no total, três gramofones para casa, sendo as categorias de “Canção do Ano” e “Melhor Canção Pop” pela faixa “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, além de “Melhor Fusão/Interpretação Urbana” por “TGQ”.
Na seção de Língua Portuguesa, os premiados foram Tiago Iorc, Xênia França, Martinho da Vila, Planet Hemp, Criolo, João Donato, Marília Mendonça e Gaby Amarantos. Embora muitos artistas nacionais tenham aparecido nas indicações, alguns fãs ficaram chateados com a ausência de nomes como Jão, Anitta e Marina Sena, que havia lançado o disco “Vício Inerente”.
Confira os ganhadores de 2023 das categorias que contemplam a música em Língua Portuguesa:
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
- Em Nome da Estrela – Xênia França
Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
- Distopia – Planet Hemp e Criolo
Álbum de Samba/Pagode
- Negro Ópera – Martinho da Vila
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB)
- Serotonina – João Donato
Melhor Álbum de Música Sertaneja
- Decretos Reais – Marília Mendonça
Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira
- Tecnoshow – Gaby Amarantos
Melhor Canção em Língua Portugues
- Tudo Que A Fé Pode Tocar – Tiago Iorc