John Sykes, mais conhecido por seu trabalho como guitarrista no Whitesnake, morreu aos 65 anos. Como divulgado por meio das redes sociais na última segunda-feira (20), o músico enfrentava um câncer não especificado e não resistiu.
O artista fez parte da banda mencionada entre 1983 e 1986, trabalhando nos discos “Slide it In” (1984) e “Whitesnake” (1987) – famoso por hits como “Is This Love”. No entanto, acabou demitido antes do lançamento do segundo álbum após uma briga com o líder David Coverdale.
De qualquer forma, Sykes veio com o grupo para o Brasil em 1985. À época, a banda participou da primeira edição do Rock in Rio, tocando em duas datas diferentes: 11 e 19 de janeiro.
Em ambas as apresentações, o setlist foi o mesmo. Um dos maiores destaques ficou no solo do saudoso guitarrista, que chegou a ser eleito o artista “mais bonito” do festival pelas revistas, com cerca de 9 minutos. Assista abaixo:
A lista de músicas foi a seguinte:
- Walking in the Shadow of the Blues
- Guilty of Love
- Ready an’ Willing
- Love Ain’t No Stranger
- Crying in the Rain
- Guitar Solo
- Ain’t No Love in the Heart of the City
- Slow an’ Easy
- Slide It In
- Don’t Break My Heart Again
Relembrando a performance durante entrevista ao Uol em 2020 (via Roadie Metal), Coverdale elogiou os fãs brasileiros e afirmou:
“Eu consegui sentir essa conexão como Brasil no palco do Rock in Rio em 85. Eu olhava para a multidão espalhada pelo campo enorme balançado os braços como se fosse uma plantação de milho no vento. Sempre vou guardar isso em mim. Não me lembro se foi no primeiro ou segundo show que fizemos, mas começamos a tocar ‘Crying in the Rain’ e começou a chover de verdade. Pensei: ‘Oh, meu Deus. Deus está ajudando com efeitos especiais aqui!’ (gargalhadas). Isso tornou ainda mais incrível aquela imagem do público, que ia até o ponto mais longe que eu conseguia enxergar. Já fiz grandes shows na Europa. Já fiz o California Jam com o Deep Purple. Mas nada foi como aquilo.”