Robert Plant passou 16 anos sem cantar “Stairway to Heaven”, clássico do Led Zeppelin, ao vivo. Contudo, para ajudar pacientes com câncer, performou o clássico em outubro do ano passado, durante um evento beneficente em Oxfordshire, na Inglaterra – organizado por Andy Taylor, ex-guitarrista do Duran Duran.
Diante do ocorrido, o cantor foi perguntado recentemente pela Rolling Stone se pretende apresentar o hit mais uma vez. Direto, o artista respondeu que não há qualquer plano, mas que também não descarta 100% a possibilidade.
“Eu não acho que vou cantá-la de novo, mas eu não sei. Quem sabe? Tudo pode mudar. Mas é uma música longa. Quem se lembra de todas essas palavras?”
Robert Plant e “Stairway To Heaven”
Como mencionado, por muito tempo, o eterno vocalista do Led Zeppelin deixou de entoar a faixa. Até então, a última vez havia ocorrido em 2007, na O2 Arena, em Londres. Isso porque, atualmente, não se identifica mais com a letra e está em outra fase da vida.“Não tem a ver com ser a minha favorita ou não, é apenas pelo fato de fazer parte de uma época específica. Se eu estivesse envolvido na parte instrumental, sentiria que é uma música magnífica, com sua personalidade própria. Mas minha contribuição foi apenas compor a letra e cantar sobre o destino, algo muito britânico e quase abstrato”, contou ao jornalista Dan Rather.
No entanto, ele abriu uma exceção pelo bem maior em 2023. Conforme o guitarrista Kenwyn House, que tocou com Plant na ocasião, certo indivíduo doou um valor alto ao evento – cujo intuito era arrecadar fundos para a instituição The Cancer Awareness Trust – somente para que ele apresentasse a faixa. “Uma pessoa doou muito dinheiro para ele cantar essa música. Isso levantou uma quantia de seis dígitos para a caridade”, disse ao Led Zeppelin News.