Comemorando seus 40 anos de existência, o Rock in Rio 2024 começou na última sexta-feira (13). Após três dias de muita música, voltados a diferentes gêneros musicais, o festival “deu uma pausa”, para retornar nesta quinta-feira (19).
No line-up, há artistas que estão fazendo sua “estreia” no evento, como Journey, Cyndi Lauper, Tyla e Gloria Gaynor. Por outro lado, certas bandas já são “conhecidas” do RiR e até mesmo retornam para a edição celebrativa como atrações principais – e não mais como “coheadliners”. Veja três casos abaixo:
Imagine Dragons
O Imagine Dragons tocou pela primeira vez no Rock in Rio em 2019. À época, o grupo liderado por Dan Reynolds até foi considerado uma das atrações principais e contou com um público expressivo, porém não fechou o Palco Mundo e, sim, o Muse. No último sábado (14), os músicos ficaram com a tarefa de encerrar o espaço principal.
Avenged Sevenfold
O Avenged Sevenfold apresentou-se no festival em 2013 sob condições um tanto quanto adversas. Isso porque performaram antes do Iron Maiden e ouviam repetidos gritos de “Maiden Maiden” durante o set: “Estou gostando da competição de coros. Vamos, continuem”, disse o vocalista M. Shadows.
“Tivemos muita sorte (em 2013), porque tocar antes do Maiden é sempre difícil. Mas é muito mais difícil na Europa, lá os fãs deles apenas olham para você com os braços cruzados, o que intimida bastante. No Brasil os fãs são mais compreensivos, eles estão lá para se divertir e gostam de todas as bandas”, disse recentemente para O Globo. Neste último domingo (15), no entanto, a banda conquistou o título de headliner no chamado “Dia do Rock”.
Shawn Mendes
Em sua primeira passagem pelo Brasil, Shawn Mendes foi escalado para o Rock in Rio 2017. Na ocasião, o cantor fez sua apresentação antes de Fergie e de Maroon 5. Agora, anos mais tarde, em 2024, o canadense retorna ao festival como o principal nome do dia de encerramento – o primeiro a ter as entradas esgotadas.