Rock & Roll Hall Of Fame anuncia lista de artistas que serão adicionados em 2024

Cher, Ozzy Osbourne e Mary J Blige estão entre os músicos a serem adicionados ao Hall da Fama do Rock and Roll este ano. Aliás, o feito acontece de forma muito atrasada para alguns nomes anunciados.

Sobre os artistas adicionados

Sobretudo, os artistas podem participar neste seleto grupo 25 anos após sua primeira gravação. Mas Cher – que certa vez descreveu seu desprezo por parte do Hall como “meio rude” – teve que esperar quase 60 anos após seus primeiros lançamentos para ser incluída. Aos 77 anos, ela continua lançando novas músicas, com um álbum de Natal sendo disponibilizado em 2023.

Peter Frampton é outro que teve uma longa espera. Depois de estrear em 1972 e marcar com um dos álbuns mais vendidos da década de 70 nos EUA, “Frampton Comes Alive!”, o cantor e guitarrista britânico de 74 anos acabou sendo introduzido apenas este ano.

Osbourne já havia recebido o status do Rock & Roll Hall Of Fame como membro do Black Sabbath, mas agora tem uma segunda entrada reconhecendo sua carreira solo. Sua trajetória fora da banda começou com o disco “Blizzard of Ozz”, de 1980. Por outro lado, ‘A Tribe Called Quest’, um dos grupos fundadores do hip-hop, ganhou seu reconhecimento 34 anos depois de seu álbum de estreia. Já Blige, que liderou a parada de álbuns dos EUA quatro vezes, aparece após 32 anos.

Ainda temos Dave Matthews Band, que teve uma carreira de vendas multiplatina iniciada em 1994. Acima de tudo, eles acumulam sete álbuns em primeiro lugar consecutivos entre 1998 e 2018.

Os hitmakers de “I Want to Know What Love Is”, Foreigner, também foram adicionados – assim, enaltecendo uma carreira que resultou em quase 40 milhões de vendas de álbuns nos EUA. Completando os homenageados de 2024, fechamos com a banda de funk, disco e pop ‘Kool & the Gang’. Mais conhecidos por sucessos como “Get Down on It” e “US No 1 Celebration”, eles começaram em 1969, mas continuam em turnê e lançaram seu último álbum em 2023.

Mais detalhes do Rock and Roll Hall of Fame 2024

Ainda temos o prêmio de excelência musical, concedido este ano para Jimmy Buffet, MC5, Dionne Warwick e Norman Whitfield. O prêmio de influência musical, recebido por três artistas de blues: a cantora americana Big Mama Thornton, além dos artistas britânicos Alexis Korner e John Mayall. E, por fim, o prêmio Ahmet Ertegun completa as homenagens, entregue para Suzanne de Passe.

A turma homenageada de 2024 foi divulgada ontem, 21 de abril. Anunciados por Ryan Seacrest e Lionel Richie, membro do Hall da Fama, eles revelaram cada artista durante um episódio de “American Idol”.

Os músicos estarão no Rocket Mortgage Fieldhouse no sábado, 19 de outubro, para suas apresentações. O evento contará com uma transmissão ao vivo no Disney + e vai estar disponível para todos no dia seguinte no Hulu. Haverá também uma exibição especial na ABC posteriormente.

Críticas ao evento e sua expansão

A diversidade de homenageados do ano – pelos padrões do Rock Hall – ocorre no momento em que a instituição tenta ampliar seu leque de artistas. No ano passado, calculou-se que menos de 10% dos reverenciados eram mulheres, isso desde o início da premiação em 1986.

“A criação de cânones do Rock Hall não cheira apenas a controle sexista, mas também a ignorância e hostilidade propositais”, escreveu Courtney Love em um artigo de opinião de 2023 do Guardian. “Se tão poucas mulheres estão sendo admitidas no Rock Hall, então o comitê de nomeação está quebrado. Com poucos artistas negros adicionados, tão poucas mulheres negras estão sendo vistas, então o processo de votação precisa ser reformulado.”

Em 2010, Cher descreveu seu desprezo como “meio rude” e disse: “Influenciamos uma geração, o que mais você quer?”.

Enquanto isso, o museu que acompanha o Hall da Fama em Cleveland está planejando uma expansão de US$135 milhões. Anunciado em 2023 e com data de conclusão estimada para o início de 2026, a obra aumentará em um terço o tamanho do local.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados