Desde 2015, o Rush estava afastado dos palcos. Após a morte do baterista Neil Peart em 2020, não havia qualquer plano de retorno às apresentações ao vivo.
Em outubro, porém, os músicos surpreenderam ao anunciar a retomada das atividades com a baterista alemã Anika Nilles e a turnê “Fifty Something”, prevista para 2026. Até o momento, a agenda contempla apenas datas na América do Norte, entre julho e dezembro do próximo ano.
Entretanto, há indícios de que o itinerário poderá ser ampliado e incluir o Brasil. Na última segunda-feira (8), o ex-presidente do Grêmio, Alberto Guerra, comentou sobre propostas recentes recebidas pelo clube e afirmou que a Arena do Grêmio, em Porto Alegre, foi sondada para sediar um show do Rush em 21 de janeiro, possivelmente em 2027 — apesar de ele ter mencionado 2026 (via Igor Miranda).
Assista abaixo:
Não há qualquer confirmação oficial além disso, mas a informação já despertou expectativa entre os fãs brasileiros. Vale destacar que o Rush passou pelo país em 2002 e 2010.
Retorno do Rush
Devido à demanda, a banda adicionou 17 cidades ao itinerário previamente divulgado da “Fifty Something Tour“. Agora, Geddy Lee, Alex Lifeson e companhia ficarão na estrada até dezembro, quando a excursão está prevista para acabar em Vancouver, no Canadá.
Ao todo, os músicos têm 58 apresentações marcadas na América do Norte, o único local da América Latina na programação, até o momento.
O giro marca a volta do grupo aos palcos após a morte do baterista Neil Peart, que faleceu em janeiro de 2020. Quem assume as baquetas no lugar do saudoso astro é a baterista Anika Nilles.
Sobre ela, Geddy Lee falou em comunicado à imprensa:
“A vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa extraordinária; uma baterista e musicista incrível que está acrescentando mais um capítulo à nossa história, enquanto continua sua fascinante jornada musical. […] Não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do RUSH, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”
Em vídeo às redes sociais, Lee ainda agradeceu a recepção do público com Nilles. “A forma como vocês acolheram Anika Nilles na família Rush foi muito comovente“, disse o vocalista. “Sei que ela está muito grata por isso. Estamos ainda mais animados para subir ao palco, tocar com ela e explorar a infinidade de músicas que estamos preparando.”
Na publicação, os músicos ainda brincaram com a alta demanda. “Mas… o lado ruim para você, meu amigo, é que temos que voltar para a academia! Precisamos estar fortes, porque estamos adicionando mais 17 cidades à turnê.”
Ver essa foto no Instagram


