Neste sábado (19) o Rock and Roll Hall of Fame homenageará inúmeros músicos importantes para a indústria musical. Este é um evento anual que acontece no museu em Cleveland, nos Estados Unidos. Aliás, em 2024, a cerimônia será transmitida na Disney+.
A fim de celebrar as carreiras dos artistas e bandas selecionados para ingressar ao hall, diversos cantores se unem em homenagens que relembram carreiras memoráveis e fazem discursos emocionantes. Ainda, a edição deste ano está cotada como uma das maiores do evento até então. Uma vez que, além dos homenageados, trará um elenco de peso para prestar o seu tributo.
Artistas que prestarão homenagens no evento
A princípio, entre os selecionados para ingressarem ao Rock and Roll Hall of Fame estão nomes como Kool & The Gang, Dionne Warwick, Cher, Foreigner, Ozzy Osbourne e outros. Inclusive, esta é a segunda vez que Osbourne receberá a honraria. Em 2006, o Black Sabbath, banda em que foi vocalista, também foi introduzido ao museu.
Dessa maneira, para exaltar a carreira solo do “Príncipe das Trevas”, diversos artistas irão unir forças. Ao todo, o time conta com nove grandes nomes, mas vale destacar Zakk Wylde na guitarra, Robert Trujillo (Metallica) no baixo e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) na bateria, além de Billy Idol e Jelly Roll nos vocais. Inclusive, quem fará o discurso de apresentação será o ilustre ator e músico Jack Black.
A cantora Cher também receberá suas homenagens. Embora a dona de “Believe” tenha resistido a comparecer à celebração, ela, por fim, confirmou a sua presença. Assim, espera-se que Dua Lipa fique encarregada de mostrar o legado da icônica cantora nos palcos do Hall of Fame. A organização da cerimônia divulgou o comparecimento da voz de “Levitating” em setembro.
Além disso, a banda Foreigner será representada pela cantora e apresentadora Kelly Clarkson, como revelado em seu programa de televisão “The Kelly Clarkson Show”. Ainda não há mais detalhes quanto à sua participação, mas ela, provavelmente, deve cantar um dos clássicos do grupo. “Espero não fazer besteira”, brincou a cantora.
A lista de presenças confirmadas é grande e conta com nomes como Demi Lovato, Keith Urban, Sammy Hagar, Dr. Dre, Slash e até a atriz Julia Roberts. No entanto, ainda não se sabe se essas estrelas prestarão homenagens musicais ou apresentarão os novos eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame.
Sobre o Rock and Roll Hall of Fame
A organização do Rock and Roll Hall of Fame anunciou os nomeados da edição de 2024 ainda no primeiro semestre. Entre os destaques estão: Cher, Ozzy Osbourne, Mary J Blige, Dave Matthews Band, Kool & The Gang, A Tribe Called Quest e Peter Frampton.
A princípio, para ser elegível à condecoração, o artista deve ter lançado seu primeiro trabalho há, pelo menos, 25 anos. Assim, meses antes da premiação, o Hall of Fame divulga a lista de candidatos às homenagens. Aliás, neste ano, artistas como Sinead O’ Connor, Mariah Carey, Sade e Oasis foram indicados. No entanto, quem escolhe os artistas que farão parte da instituição é um júri.
Aliás, Cher confirmou que irá comparecer ao evento. De início, a artista chegou a dizer que não iria, por sentir-se esnobada pela instituição. No entanto, acabou mudando de ideia com o tempo. Assim, ressaltou que, de qualquer forma, terá “algumas palavras a dizer”, como pontuado ao Entertainment Tonight.
Sobretudo, John Sykes, presidente da Rock and Roll Hall of Fame Foundation, disse em comunicado, como compartilhado pela Pitchfork: “Esta notável lista de indicados reflete os diversos artistas e músicas que o Rock & Roll Hall of Fame homenageia e celebra. Continuando no verdadeiro espírito do Rock & Roll, esses artistas indicados criaram os seus próprios sons que impactaram gerações e influenciaram inúmeras outras que seguiram os seus passos.”
Em suma, no ano passado, entraram para a instituição: Willie Nelson, Kate Bush, Rage Against the Machine, Missy Elliott, Sheryl Crow, George Michael e The Spinners.