Em 2021, saiu o primeiro álbum de estúdio inédito do Abba em 40 anos, chamado “Voyage”. Para divulgar o material, o grupo iniciou em maio de 2022 uma série de shows em Londres, com a presença de uma banda ao vivo e avatares digitais mais jovens dos membros no palco – em vez dos próprios artistas, que já estão aposentados das turnês.
Intitulado “Abba Voyage”, o espetáculo tecnológico está em cartaz desde então na Abba Arena, criada especialmente para o evento, em Londres, na Inglaterra – com datas até novembro deste ano. Há até mesmo a ideia de que passe por outros lugares do mundo, de acordo com Lucian Grainge, presidente da Universal Music Group.
De qualquer forma, a empresa Companies House, que atua nos bastidores, divulgou quanto o espetáculo arrecadou somente em 2023. Segundo dos dados publicados pela NME, as 374 performances ocorridas no período renderam £ 100 milhões – ou seja, R$ 722 milhões na cotação atual.
Mais de 1 milhão de fãs prestigiou o Abba Voyage ao longo do ano. Um comunicado oficial destacou:
“Durante o ano de 2023, coordenamos com sucesso o show ABBA Voyage, aproveitando a aclamação da crítica após seu lançamento em maio de 2022. Há uma demanda do mercado para o ABBA Voyage e os diretores já pensam em manter um alto nível ao longo de 2024. A estratégia a longo prazo do grupo é continuar a exibição do show em Londres enquanto ele permanecer comercialmente viável.”
Abba e a ligação com nova fase do Kiss
Durante participação no programa The Allison Hagendorf Show, Paul Stanley, vocalista e guitarrista do Kiss, opinou sobre o Abba Voyage (via Blabbermouth):
“O que a tecnologia pode fazer hoje em dia é incrível. Há um show que está acontecendo em Londres que esgotou por três anos, é do Abba. E a empresa Pophouse, que está por trás do espetáculo, também está trabalhando conosco. Esse show é simplesmente incrível. E ainda assim essa tecnologia agora é velha.”
A tecnologia, inclusive, inspirou o Kiss a fazer o mesmo. Após encerrar sua turnê de despedida “End of The Road” em dezembro do ano passado, o quarteto mascarado anunciou a novidade, que deve chegar aos palcos em 2027.