Saiba quem foram os primeiros vencedores de Melhor Ator e Atriz na história do Oscar

Conheça quem foram os pioneiros das categorias.

O Oscar chega neste ano à sua edição de número 96. De lá para cá, novas categorias surgiram, bem como novos modelos de avaliação para a entrega dos prêmios. Contudo, uma coisa continua a mesma: a premiação é considerada a maior da indústria cinematográfica.

Entretanto, por sua longa trajetória entre mais de 90 anos de realização, o Oscar já prestigiou diversos profissionais do universo do cinema. Mas quem foi o pioneiro e a pioneira a ganhar as categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz? Assim, confira as respostas abaixo:

Janet Gaynor

A Janet Gaynor foi a primeira mulher a ganhar um Oscar, em 1929. O reconhecimento se deu em razão de sua atuação em três filmes: 7th HeavenSunrise: A Song of Two Humans e Street Angel.

Ademais, Gaynor iniciou sua carreira no cinema como figurante em 1924, mas, pouco tempo depois, conseguiu se destacar na indústria e ascender nos filmes mudos. Além do Oscar de 1929, Janet também concorreu novamente na categoria de Melhor Atriz em 1938 com o filme A Star Is Born.

Emil Jannings

O ator Emil Janning entrou na história por ser o primeiro ganhador da categoria Melhor Ator no Oscar. A conquista aconteceu por meio de sua atuação nos filmes The Last CommandThe Way of All Flesh.

Entretanto, seu sucesso também envolve diversas controvérsias. Isso porque Jannings atuou em diversos filmes pró-nazismo e era considerado um forte instrumento de propaganda política na época. Ademais, histórias relatam que Emil Jannings conseguiu escapar da morte por possuir a estatueta. Aliás, o prêmio que salvou sua vida está no Deutsche Kinemathek, um museu de cinema na Alemanha.

Oscar 2024

Está chegando! A maior premiação da indústria cinematográfica está marcada para o dia 10 de março. Assim, o Oscar 2024 terá transmissão tanto na TV, pelo canal pago TNT, quanto pelo streaming, através da Max (antiga HBO Max).

Ademais, a cerimônia terá início às 20h pelo horário de Brasília. Entretanto, o famoso e tradicional tapete vermelho, onde as estrelas da noite vão desfilar antes de aguardarem às indicações, acontece a partir das 18h.

Leia também: 5 curiosidades da famosa estatueta do Oscar

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados