Semana da Música: 3 biografias recém-lançadas que você deve ler

A semana da música no Brasil começou oficialmente no último sábado (16) e se estende até o Dia do Músico na próxima sexta-feira (22). Mas, como você sabe, aqui na Alpha FM todo segundo é de música, seja no dial, no site ou nas nossas redes sociais.

Ao longo deste ano, em diferentes momentos, oferecemos sugestões de livros sobre o tema, principalmente, biografias de artistas. Afinal, quem não tem curiosidade de saber as origens das grandes estrelas e o que elas fazem quando estão fora dos palcos.

Em abril, a lista tratou de 10 baluartes da cena nacional. Ainda naquele mês, trouxemos a literatura focada na história da música brasileira. Em junho, retornamos às biografias com dois lançamentos internacionais, The Beatles e Madonna, e três nacionais: Tom, Chico e Caetano.

Hoje, damos seguimento às dicas de produções biográficas que vieram em 2024 e ficam de documento histórico para a posteridade. Quem está de olho num presente de Natal para um fã de música, ganha mais três opções fresquinhas.

Para seguir minha jornada: Chico Buarque 80 anos

A jornalista e escritora Regina Zappa é uma das maiores especialistas em Chico Buarque, 80. Entre 1999 e 2011, ela escreveu três livros: Chico Buarque: para todos (1999), Chico Buarque: o tempo e o artista:60! (2001) e Para seguir minha jornada: Chico Buarque (2011).

Na semana passada, saiu a continuação deste último pela Editora Nova Fronteira: Para seguir minha jornada: Chico Buarque 80 anos (2024). O livro repassa momentos carreira do músico, sobretudo, nesta última década.

O indomável: João Carlos Martins entre som e silêncio

Da mesma forma elegante com que noticia os principais fatos internacionais, o jornalista Jamil Chade fez a biografia do maestro e pianista João Carlos Martins, 84. São quase 200 páginas contando o lado humano – com glórias e falhas – do regente da Bachiana Filarmônica SESI-São Paulo. O indomável: João Carlos Martins entre som e silêncio (2024) é da Editora Record.

Lou Reed: O Rei de Nova York

O cantor, compositor e guitarrista Lou Reed (1942-2013) foi um poeta do rock. Sua vida privada e seu comportamento, além do som, com ou sem a banda The Velvet Underground e em carreira solo, marcaram a cultura americana nos anos 1970 e 1980. O crítico musical Will Hermes nos proporciona uma viagem pela vida e o legado de Reed. Lou Reed: O Rei de Nova York (2024) tem tradução para o português pela editora BestSeller.

Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura. Além disso, acompanhe o nosso Youtube.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados