Após cancelar apresentações no Peru e na Colômbia, Shakira também precisou suspender os shows marcados no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, no último domingo (2) e nesta segunda-feira (3). Os compromissos faziam parte da turnê “Las Mujeres Ya No Lloran” e, conforme a cantora, será remarcado, em data ainda a ser anunciada.
Em nota, a artista alegou problemas na montagem do palco, de forma que a situação fugiu de seu controle. Segundo a própria, um desnivelamento no solo onde o palco seria erguido colocaria em risco a segurança dos envolvidos.
No longo texto, ela explicou:
“A meus fãs,
Vocês, que me acompanham há mais de trinta anos, conhecem melhor do que ninguém minha ética profissional e o quanto me esforço para sempre entregar o melhor para vocês.
Durante um ano, trabalhei incansavelmente, noite e dia, cuidando dos mínimos detalhes para proporcionar uma experiência inesquecível aos meus fãs, como vocês merecem e como temos vivido juntos nos shows que venho realizando.
Cada noite no palco é uma grande festa, onde celebramos nossa conexão, o carinho e as emoções que nos unem. Ver a alegria em seus rostos e o brilho em seus olhos é, em grande parte, o que me motiva a levantar todos os dias com vontade de celebrar a vida.
Por isso, podem imaginar o quão doloroso é para mim, como artista, ver que, depois de tantos esforços para chegar a este país que tanto amo, meu show no Chile precisa ser remarcado por circunstâncias alheias a mim e à minha produção.
Quando um artista viaja para um país, sua produção e equipe passam a depender diretamente dos produtores locais. Minha equipe e eu confiamos plenamente que a produtora contratada pelo promotor local seguiria à risca todas as especificações que fornecemos cuidadosamente para garantir um show da magnitude deste.
A turnê ‘Las Mujeres Ya No Lloran’, que quis iniciar em casa, na América Latina, é a maior da minha carreira e, atualmente, uma das maiores produções do mundo, com um palco que pesa 62 toneladas. Infelizmente, encontramos o solo do local onde o palco seria montado desnivelado e sem a devida estabilização para garantir a segurança da minha banda, dos bailarinos, dos fãs e a minha própria.
Há duas coisas que jamais comprometeria: a segurança da minha equipe e a dos meus fãs. E jamais ofereceria um show abaixo dos padrões de qualidade que vocês merecem.
Meu coração está partido em mil pedaços por não poder cantar para vocês hoje, por motivos que estão além do meu controle. Ainda assim, tenho a certeza de que voltarei ao Chile muito em breve para apresentar o show que prometi, à altura do que vocês merecem, nem que eu mesma tenha que inspecionar o solo e cada parafuso da estrutura que sustentará meu palco.
Sei que, como sempre, posso contar com a compreensão e o carinho de vocês. Porque uma loba é uma só com sua matilha, até nos desafios mais difíceis.”
— Shakira (@shakira) March 2, 2025
Shakira e os problemas na turnê “Las Mujeres Ya No Lloran”
Primeiramente, Shakira adiou uma apresentação no Peru por motivos de saúde. A cantora acabou hospitalizada por um “problema abdominal” e, então, realizou o show somente no dia 16 de fevereiro. Depois, por razões envolvendo segurança, a cantora suspendeu a performance que realizaria no Estadio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, no dia 24 de fevereiro.
A produtora responsável Páramo Presenta não só prometeu remarcar o espetáculo, como trouxe atualizações do caso. Na nota divulgada pela empresa, o cancelamento foi atribuído a danos causados no teto do palco.