Poucas semanas antes da morte de Ozzy Osbourne, a formação original do Black Sabbath deu adeus aos palcos durante o festival “Back to the Beginning”, idealizado especialmente para a ocasião. O evento ainda contou com o show final do Príncipe das Trevas e com a participação de uma série de lendas do rock/metal, como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Alice in Chains e mais.
Segundo Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine que ficou responsável pela direção musical do espetáculo, foram arrecadados ao todo US$ 190 milhões – o que equivale a aproximadamente R$ 1,05 bilhão na cotação atual.
O número teria resultado da soma de ingressos vendidos (40 mil) e da transmissão oficial paga. Porém, segundo Sharon Osbourne, esposa e empresária de Ozzy, esse não é o valor real arrecadado.
Em entrevista à Pollstar, realizada em julho, dias antes do falecimento do marido, Sharon revelou que ainda eram precisas algumas semanas para chegar à quantidade real acumulada.
“Uma das coisas que está me assustando é toda essa imprensa falsa dizendo que nós faturamos 140 milhões de dólares e tudo isso, e eu fico tipo: ‘Meu Deus, bem que eu queria que tivéssemos conseguido isso por um único show’”, contou. “É simplesmente ridículo, as diferentes histórias que inventam. No dia seguinte entrei na internet e lá estava: 140 milhões, 160 milhões. E eu penso: ‘De onde essas coisas surgem?’ E veículos como a Billboard chegaram a publicar isso.”
Ela continuou:
“Demora bastante tempo, porque tivemos todas as bandas que participaram, e há as despesas delas, então vai levar umas boas seis semanas para termos o valor final. Ainda estamos vendendo merchandising por mais duas semanas depois do show. Então, ainda temos mais duas semanas de vendas para adicionar a isso. Daqui a mais quatro semanas, estará tudo concluído.”
Até o momento, o valor oficial ainda não foi divulgado. O montante será destinado de maneira integral às instituições de caridade Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice.


