Na última quarta-feira (26), Patti Smith reuniu um time de peso para um show tributo em sua homenagem na cidade de Nova York. Chamado “People Have the Power: A Celebration of Patti Smith“, o evento aconteceu no famoso Carnegie Hall em celebração aos 50 anos do lançamento do álbum de estreia da artista, “Horses” (1975).
A lista dos astros que subiram ao palco para celebrar a cantora é longa, uma vez que houve apresentações de músicas e declamações de poemas escritos por ela. Bruce Springsteen, por exemplo, ficou responsável por “Because The Night“, canção originalmente escrita em parceria com Smith em 1978.
A performance contou com a participação de Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers. Em sua conta no X (antigo Twitter), o músico afirmou que a apresentação foi “legal para caramba”. Confira um registro do momento.
A star-studded line-up took to Carnegie Hall for a celebration of Patti Smith on Wednesday night – here’s Bruce Springsteen (@springsteen) and @flea333 performing ‘Because The Night’ pic.twitter.com/7fBrVRHEc1
— NME (@NME) March 27, 2025
Michael Stipe, icônico vocalista do R.E.M., também participou do evento. Na ocasião, o astro resolveu cantar a música “My Blakean Year“, que integra o disco “Trampin'”, de 2004.
Michael Stipe performing at the Patti smith tribute show in NYC pic.twitter.com/szXFKDEcRx
— Anagricel (@itsanagricel) March 27, 2025
Ben Harper, que em breve passará pelo Brasil com uma série de shows, também compôs o grupo de artistas ao entoar “Ghost Dance”. Outros astros que homenagearam Patti são Maggie Rogers, Karen O e mais. A vocalista da banda Yeah Yeah Yeah cantou “Gloria”, uma das faixas do “Horses”.
Others billed on the line-up of People Have The Power: A Celebration of Patti Smith included Matt Berninger, Kim Gordon and Michael Stipe. Here’s @KarenO performing ‘Gloria’ pic.twitter.com/1BIDbnZKVR
— NME (@NME) March 27, 2025
Entre algumas performances musicais, grandes atores subiam para declamar poesias autorais de Smith. “Final Letter To Mapplethorpe” e “Reflecting Robert” ficaram por conta de Scarlett Johansson, enquanto “Cowboy Truths” e “The Golden Cockerel”foram interpretadas por Michael Shannon e Sean Penn, respectivamente.
Para finalizar a noite, Patti Smith apresentou “Peaceable Kingdom” e o sucesso “People Have The Power”, que dá nome ao show tributo, junto aos presentes no evento.
Patti Smith anuncia nova turnê em celebração ao aniversário de “Horses”
Patti Smith se prepara para iniciar uma nova turnê neste ano. O giro de shows começará no segundo semestre, em comemoração aos 50 anos de existência do álbum “Horses“.
O objetivo é tocar na íntegra as faixas do disco em questão, lançado em 1975. Sobretudo, Smith não está sozinha: na banda, estarão presentes Lenny Kaye (guitarrista) e Jay Dee Daugherty (baterista), que tocaram na gravação original da coletânea.
Sobre datas, a excursão comemorativa começará em 6 de outubro, em Dublin. Até o momento, o último show confirmado está marcado para 29 de novembro, na Filadélfia. Neste meio-tempo, ela ainda passará por Madri, Béergamo, Bruxelas, Oslo, Londres, Paris, Oakland, São Francisco, Los Angeles, Chicago, Nova York, Boston e Washington DC.
Por fim, esta marca a primeira turnê em 20 anos desde que Patti tocou “Horses” inteiro ao vivo. Ela revisitou o trabalho em 2005, durante as celebrações de 30 anos do álbum.