No dia 18 de agosto de 1986, o Bon Jovi disponibilizou o seu terceiro álbum de estúdio e, sem dúvida, o mais famoso: “Slippery When Wet”. Ao todo, o disco vendeu mais de 28 milhões de cópias mundialmente. Inclui 10 faixas, como os sucessos “Never Say Goodbye”, “Wanted Dead or Alive” e “Livin’ On a Prayer”.
Em comemoração aos 38 anos do lançamento, confira três curiosidades a respeito abaixo:
Processo de composição
Sobretudo, Jon Bon Jovi e Richie Sambora compuseram o material na casa da família do guitarrista. Em entrevista à Classic Rock, o cantor explicou:
“Fizemos a composição no porão da mãe de Richie Sambora. Seus pais trabalhavam, então a casa ficava vazia durante o dia. Eu ia até lá com uma pizza, batia na porta e acordava ele à uma da tarde. Escrevíamos até às seis da tarde, quando os pais dele chegavam”
“Easter-egg” em outro disco
Ademais, como mencionado, “Livin’ On a Prayer” é uma das faixas presentes no trabalho. Em suma, a letra aborda a história do casal Tommy e Gina, dois operários passando por dificuldades financeiras. Em “It’s My Life”, do álbum “Crush” (2000), os mesmos personagens, baseados no compositor Desmond Child e em sua ex-namorada Maria Vidal, aparecem.
Aliás, a primeira música é assinada por Jon, Richie Sambora e por Desmond Child. Surpreendentemente, nenhum deles acreditava que cairia no gosto do público. Em entrevista ao The Irish Times, Jon contou que a letra foi composta em um dia de pouca inspiração para todos. “Aquela música, Deus a abençoe, mas quem sabia que iria estourar? Nós não sabíamos. Foi criada em um dia em que nenhum de nós tinha qualquer ideia”.
Música descartada
Durante as sessões do disco, a banda compôs a canção “Edge of a Broken Heart”. Porém, à época, descartaram a faixa, que saiu somente em 1987 na trilha sonora do filme “Três Trapalhões da Pesada” (1987).
Nome original de “Slippery When Wet”
Inicialmente, havia a ideia de que o disco ganhasse o título de “Wanted Dead or Alive”. Como apontado pelo Observer, a capa contaria com os integrantes vestidos em trajes completos de cowboy. Porém, a gravadora e o empresário do grupo não “compraram” o conceito – usado então apenas para o single de mesmo nome.