O Aerosmith anunciou o cancelamento da turnê de despedida “Peace Out” e sua aposentadoria definitiva dos palcos no início de agosto do ano passado. Em comunicado, a banda destacou que o motivo envolveu a saúde do vocalista Steven Tyler, que fraturou a laringe em 2023.
Desde então, o cantor nunca mais havia realizado nenhuma apresentação pública. Até que, no último dia 2 de fevereiro, o astro cantou seis músicas durante a festa beneficente “Jam for Janie”, promovida anualmente pelo próprio no período do Grammy Awards.
Matt Sorum, amigo do vocalista e diretor musical da performance realizada na ocasião, destacou que, apesar do compromisso bem-sucedido, Tyler não voltará a fazer turnês. Em entrevista à rádio WBAB, o ex-baterista do Guns N’ Roses explicou (via Igor Miranda):
“Steven não pode se submeter ao desgaste físico de fazer uma turnê mundial completa porque há muita pressão. E se você não é cantor, não entenderia o que ele passa, mas ele tem 77 anos e é um perfeccionista. E ele não vai usar playback, como 80% dos artistas por aí que estão pegando seu dinheiro, nem mudar o tom das músicas.”
O fim do Aerosmith
Por meio de um extenso comunicado, o Aerosmith informou em agosto de 2024:
“Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses trabalhando incansavelmente para levar sua voz para onde estava antes de sua lesão. Nós o vimos lutando, apesar de ter a melhor equipe médica ao seu lado.
Infelizmente, está claro que uma recuperação completa de sua lesão vocal não é possível. Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos aposentar dos palcos de turnê.”
Confira a nota na íntegra clicando aqui.