O Theatro Municipal de São Paulo está completando 113 anos de história nesta quinta-feira (12). Nesta mesma data, em 1911, a ópera de Hamlet, do compositor francês Ambroise Thomas (1811-1896), inaugurava um dos principais espaços artísticos e culturais do Brasil.
A consolidação de um teatro na metrópole paulistana, assim como ocorreu em outras cidades, foi um dos símbolos da prosperidade do ciclo do café no território paulista. A ideia de ter um teatro começou a ser cultivada em 1895, mas havia dúvidas sobre onde ele ficaria.
Após várias discussões, decidiu-se que seria no então Morro do Chá, onde estava a sede de uma serraria a vapor. O governo estadual transferiu a posse do terreno à Prefeitura, e as obras começaram em 1903, sob responsabilidade de Francisco Ramos de Azevedo (1851-1928).
O engenheiro e arquiteto comandou a construção de todos os edifícios oficiais de São Paulo durante quatro décadas. Cerca de 40 dias após sua morte, uma lei definiu que a esplanada do Theatro Municipal receberia o sobrenome dele. São poucos os moradores que nunca passaram ou leram por aí, em algum letreiro de ônibus, o endereço Praça Ramos de Azevedo.
Semana de 1922
A respeito dos eventos que ocuparam o Municipal nessa trajetória centenária, o mais impactante, sem dúvida, foi a Semana de Arte Moderna de 1922. Em fevereiro daquele ano, os modernistas e seu ímpeto revolucionário conseguiram o que queriam: chocar a elite frequentadora daquele local.
De acordo com a enciclopédia do Itaú Cultural, a “Semana de 22” tratou-se da “primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX”.
Algumas das principais figuras da manifestação foram: Anita Malfatti/pintora (1889-1964), Di Cavalcanti/pintor (1897-1976), Victor Brecheret/escultor (1894-1955), Mário de Andrade/escritor (1893-1945), Oswald de Andrade/poeta (1890-1954), Manuel Bandeira/poeta (1884-1968) e Heitor Villa-Lobos/maestre (1887-1959).