Uma das obras mais reverenciadas do escritor baiano Jorge Amado, “Tieta do Agreste”, vai ganhar uma nova adaptação para as telonas. Segundo o portal norte-americano The Hollywood Reporter, um novo filme será produzido pela Muiraquitã Filmes e contará com o protagonismo de Suzana Pires.
A produção fica a cargo de Eliana Ferreira, e a direção será de Joana Mariani. Segundo Suzana Pires, a ideia do projeto é imaginar esta figura icônica, mas pelo olhar feminino. Além disso, o roteiro vai explorar a relação entre Tieta e Perpétua, e retratá-las como “personagens que representam a liberdade e a castração, respectivamente”.
É importante ressaltar, no entanto, que a história de Tieta já foi retratada mais de uma vez no audiovisual. A primeiro foi na década de 80, com Betty Faria, e outra em 1996, com Sônia Braga no papel principal.
Sobre Tieta do Agreste
Publicado em 1977, Tieta do Agreste é um dos romances mais populares de Jorge Amado e combina crítica social, humor e sensualidade para retratar o Brasil profundo. A obra narra a história de Antônia, conhecida como Tieta, que é expulsa ainda jovem da pequena cidade de Santana do Agreste, no sertão baiano, sob a acusação de comportamento imoral.
Vinte e cinco anos depois, ela retorna triunfante, rica e misteriosa, despertando a curiosidade e os conflitos entre os moradores locais. Ao longo da narrativa, Jorge Amado expõe o moralismo, a hipocrisia e as contradições de uma sociedade conservadora, enquanto celebra a liberdade feminina e a força de uma mulher que se recusa a ser silenciada.
Leia também: Dominic McLaughlin aparece caracterizado como Harry Potter em primeira foto oficial


