Nesta quinta-feira (25), São Paulo completou 470 anos. Aproveitando a data, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) publicou um levantamento com as 50 músicas mais tocadas em shows na capital paulista. “Não Quero Dinheiro”, do Tim Maia, ficou na liderança do ranking. Em seguida estão “Evidências”, composição de José Augusto e Paulo Sergio Valle, e “País Tropical” do Jorge Ben Jor.
A gerente regional do Ecad, Karina Guerreiro, comentou sobre o assunto “A cidade de São Paulo é um dos mais importantes polos culturais do país, a diversidade de shows é enorme e acontecem eventos o ano inteiro. O paulistano ama eventos musicais e culturais e nosso trabalho é sempre intenso na capital e no estado. Ao longo dos anos, a conscientização sobre o direito autoral que remunera compositores e artistas aumentou bastante. Mas temos que reforçar regularmente que esse pagamento à classe artística é o que mantém a música viva em todo o Brasil”.
Em 2023, a cidade de São Paulo teve a maior arrecadação dos direitos autorais de execução pública de música do estado paulista, com uma participação de 34% do total do valor arrecadado. No entanto, o estado de São Paulo arrecadou no ano passado mais de R$ 849 milhões em direitos autorais, contribuindo com mais de 52% da arrecadação de todo o território nacional.
Além disso, a Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98) determina que a arrecadação de direitos autorais de execução pública seja realizada pelo Ecad por meio de cobrança destinada a todas as pessoas e empresas que usam música publicamente, como rádio, TV, cinema, teatro, sonorização ambiental, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva.
Confira o ranking completo do Ecad:
1º Não Quero Dinheiro
2º Evidências
3º País Tropical
4º Descobridor dos Sete Mares
5º Boate Azul
6º Eva
7º Anunciação
8º Frevo Mulher
9º Mas que nada/ Tempo Perdido/ Asa Branca
10º Vou Festejar
Leia também: 10 músicas da Bossa Nova que não podem faltar na sua playlist