No último sábado (5), aconteceu no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra, o festival Back to the Beginning. Idealizado para a despedida do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne dos palcos, o evento contou com a participação de uma série de lendas do rock/metal, como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Alice in Chains e mais.
Dentre as atrações, esteve Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, que não havia sido anunciado oficialmente – por mais que Sharon Osbourne, empresária e esposa do Madman tenha confirmado sua participação anteriormente ao jornal The Guardian. Por lá, o cantor apresentou um trecho de “Whole Lotta Love”, cover de Led Zeppelin, além de “Walk This Way” e “The Train Kept-a-Rollin’”.
Durante entrevista ao site Trunk Nation, Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine responsável pela direção musical, descreveu a performance como “incrível”. Segundo o Brave Words, disse:
“Foi realmente, realmente incrível [a participação de Steven]. Tivemos algumas surpresas, sabe? Ele não tinha sido anunciado. Então teve esse impacto duplo do Ronnie entrando no palco com ‘Like a Rolling Stone’, e todo mundo ficou tipo: ‘Uau, isso é fantástico’. E aí, de repente, bum — Steven Tyler também aparece. Eu queria que o dia inteiro tivesse essa sensação de surpresa constante. Por isso a gente não divulgou nada antes, nem a ordem das apresentações. Queria que todo mundo ficasse na ponta da cadeira, sem saber o que esperar ou quem iria tocar o quê. E pra mim foi emocionante, porque, assim como o público, eu também sou super fã desses artistas. Então foi incrível poder assistir e, em alguns momentos, participar.”
Vale lembrar que Steven está distante dos palcos. Em agosto do ano passado, o Aerosmith anunciou o cancelamento da turnê de despedida “Peace Out” e confirmou sua aposentadoria definitiva, devido à saúde do vocalista, que fraturou a laringe em 2023 e estaria impossibilitado de retornar à estrada. Desde então, o artista realizou apenas apresentações pontuais.


