Há anos, Phil Collins não lança novas canções. “Testify”, o último álbum de inéditas do artista, chegou a público em 2002. Já “Going Back”, o disco mais recente composto por releituras, saiu em 2010.
Apesar dos problemas de saúde e de permanecer afastado dos holofotes, o artista pode quebrar esse hiato em breve. Veja tudo que já sabemos sobre prováveis lançamentos do cantor abaixo:
Outubro de 2022 – Documentário “Drummers First”
Em outubro de 2022, foi gravado para a Drumeo o documentário “Drummers First”. Lançada em dezembro de 2024, a produção mostra Collins voltando à bateria e refletindo sobre a possibilidade de tocar novamente o instrumento:
“Se eu não conseguir fazer o que eu fazia tão bem quanto eu fazia, eu prefiro relaxar e não fazer nada. Se eu acordar um dia e conseguir segurar um par de baquetas, então eu tento. Mas eu sinto que já gastei todas as minhas milhas.”
Agosto de 2024 – Renovação de estúdio
Em agosto de 2024, o produtor e empresário Simon Napier-Bell compartilhou um clique ao lado de Collins, no qual revelou que o músico havia reformado um estúdio caseiro. “Ontem filmamos com Phil Collins para um documentário sobre a casa de música ao vivo Marquee Club na casa dele. Ele estava em forma, cheio de histórias fantásticas, muito divertido. E ele acabou de renovar o seu estúdio. Com certeza, ouviremos música nova daqui a pouco”, escreveu na legenda.
Junho de 2025 – Declaração para a revista Mojo
Porém, pouco depois, Collins revelou não ter vontade de criar um novo projeto musical. À revista Mojo, o eterno integrante do Genesis afirmou que o seu estado de saúde mudou a sua relação com a música:
“Fico pensando que deveria descer até o estúdio e ver o que acontece. Mas já não tenho mais tanta vontade de fazer isso. A questão é que estive doente, muito doente…”
Janeiro de 2026 – Declaração para a BBC
Agora, o próprio mudou de opinião quanto ao futuro. Em rara entrevista para a BBC, o artista disse estar disposto a voltar ao estúdio e a resgatar materiais abandonados ou até mesmo revisitar canções concluídas e nunca lançadas:
“As coisas que vêm pela frente para mim seriam, além de voltar a estar totalmente móvel e saudável, entrar em estúdio, mexer um pouco e ver se existe mais música. Tenho algumas coisas que estão pela metade, ou que nunca foram finalizadas, e algumas que foram concluídas e de que eu gosto.”


