Por que o Turá foi criado?

Esse ano o festival irá acontecer apenas pela terceira vez, confira tudo sobre!

O festival Turá foi concebido como uma celebração enraizada na diversidade cultural e étnica brasileira. Organizado com o intuito de promover a inclusão e o entendimento intercultural, o evento busca fortalecer os laços comunitários e destacar as tradições locais.

Nas redes sociais, os organizadores definem com precisão o real intuito do festival. “Nascemos com o propósito de exaltar, em um único o lugar, tudo que há de mais rico na cultura brasileira. Dos artistas conceituados aos da nova geração, nossa missão é dar palco à pluralidade – que nos move e que nos torna tão singular. Nossa essência é pulsante, calorosa e diversa. Música pra nós é sinônimo de arrepio, emoção e bagunça. É felicidade, amor e vida. Tudo junto e misturado.”

Eles completam: “O Turá é um festival que fomenta, divulga e exalta a diversidade da cultura brasileira. TURÁ vem de abertura, cultura, mistura e releitura. Seja por meio da música, da comida, da bebida, da arte, do local ou das pessoas, o objetivo do festival é trazer toda a pluralidade do que é o Brasil e o brasileiro em sua essência.”

As edições do festival

Tendo como ponto de partida a música, mas contemplando também outras manifestações que colaboram para a construção da rica identidade do país, como é o caso da gastronomia, o festival estreou em 2022 com uma edição memorável.

Mais de 25 mil pessoas marcaram presença e presenciaram a pluralidade e potência reunidas em um final de semana de muita música. Em suma, mais de 20 atrações subiram ao palco ao longo do evento.

O público vivenciou experiências e acompanhou apresentações de artistas nacionais de gêneros musicais variados e em diferentes momentos de carreira. Nomes como Emicida, Paulinho da Viola, o duo Baby e BaianaSystem marcaram a primeira aparição do evento.

Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão; e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena.

Em 2023, além de realizar o primeiro show da turnê de 20 anos do álbum Admirável Chip Novo, de Pitty, na capital paulista, o Turá recebeu também Gilberto Gil & Família, que apresentou,  pela primeira vez em São Paulo, o espetáculo Nós, A Gente. Além disso, Jorge Ben Jor, Joelma, Maria Rita, Zeca Pagodinho e mais, se apresentaram na segunda edição do Turá.

Turá 2024

O Festival TURÁ São Paulo já está 100% divulgado. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de junho de 2024, no Parque do Ibirapuera. Lembrando que as vendas gerais já começaram. Aliás, os portadores de cartões Ourocard Elo têm 20% de desconto e possibilidade de parcelamento em 4 vezes sem juros. As vendas são através do site Tickets For Fun.

Porto Alegre também será palco para a nova vinda do festival este ano.

Abaixo você confere todas as atrações da terceira edição do festival!

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados