O U2 acaba de conquistar mais um marco em sua carreira. Conhecidos pelos hits “With Or Without You”, “Beautiful Day”, entre muitos outros, os astros serão o primeiro grupo irlandês a ser introduzido no Fellowship da The Ivors Academy, prestigiada academia europeia de compositores. Além deles, apenas uma única outra banda recebeu o título: os Bee Gees.
Este é o maior título concedido pela academia. Agora, o quarteto formado por Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. se junta a uma seleta lista com outros 28 artistas. Nomes como Paul McCartney, Bruce Springsteen, Kate Bush e Annie Lennox também receberam a honraria no passado.
“Os hinos politicamente carregados do U2 desencadearam mudanças globais”, disse Roberto Neri, CEO da Ivors Academy. “Em um momento em que a IA ameaça minar a criatividade humana, a Fellowship da banda prova o papel insubstituível dos compositores na cultura.”
“Ser reconhecido desta forma pela The Ivors Academy é realmente muito especial”, afirmou o baixista Adam Clayton, do U2, em um comunicado à imprensa [Via Billboard]. Larry Mullen Jr. também aproveitou para agradecer a oportunidade:
“Fazer música em conjunto, como temos feito há quase 50 anos, tem sido uma experiência e um privilégio incríveis para nós quatro, e acredito que é um testemunho de uma banda que valoriza a criatividade individual e a independência de pensamento”, falou o astro. Somos gratos uns aos outros e muito gratos à The Ivors Academy por nos reconhecer com este prêmio.”
A banda será introduzida na The Ivors Academy durante a premiação Ivor Novello Awards, que acontecerá no dia 22 de maio, em Londres. Os indicados para o evento serão anunciados no próximo dia 23 de abril.
“Muito em breve”, diz The Edge sobre nova música do U2
Após disponibilizar recentemente o álbum deluxe “How to Re-Assemble an Atomic Bomb”, a banda U2 parece ter engatado o ritmo de lançamentos e deve lançar novas músicas em breve. Ao menos, é isso o que o guitarrista The Edge deu a entender.
Em entrevista ao podcast Sodajerker on Songwriting (via NME), o músico adiantou que o grupo já trabalha em materiais inéditos, e que podem chegar ao mundo nos próximos meses.
“Pode haver uma nova música rolando muito em breve, da qual vocês ouvirão falar. Não posso dizer mais nada além disso. Estamos em um ótimo lugar criativamente”, declarou ele.
Paralelamente, o U2 pensa em promover alguns shows ao vivo em 2025. Há pouco tempo, a banda finalizou uma residência em Las Vegas na chamada The Sphere. “Fizemos a temporada em Vegas, que foi fantástica, mas não conseguimos ver muito do mundo. Estamos ansiosos para nos conectar com nossos fãs onde eles moram, em vez de eles terem que vir até nós”, acrescentou o guitarrista.
Por fim, The Edge ainda adiantou o que os fãs podem esperar das novas músicas do grupo: “Acho que estamos naquele grande período de lua de mel de muita experimentação e olhando para todos os tipos de temas possíveis musicalmente. Acho que a guitarra será uma grande parte do próximo disco, mas não acho que será um álbum de rock pesado. Acho que será um tipo muito diferente de uso da guitarra, não uma coisa de rock direto.”