A Universal Music Group vai desembolar US$ 240 milhões para ter o acervo dos cantores John Legend e The Weeknd. Assim, a empresa terá direito a 25,8% da Chord, empresa detentora de mais de 60 mil músicas de diversos artistas.
Ademais, um consórcio que inclui a Dundee Partners também estará na empreitada, de acordo com comunicado emitido nesta terça-feira (20). Assim, a UMG caminha para expandir ainda mais sua presença no mercado musical. A gravadora já possui outros acervos, como o de Abba e Bob Dylan.
As informações são da Bloomberg, que também adiantou que o gigante de private equity KKR & Co vai vender sua participação na Chord para a Universal em acordo que avalia o valor total da empresa em US$ 1,8 bilhão, incluindo dívidas. Aliás, a Chord foi criada pela KKR e Dundee como uma empresa para investimentos em direitos musicais.
Universal Music Group
Recentemente, a Universal Music Group entrou em desentendimento com a plataforma TikTok. Isso porque a gravadora não renovou o acordo com o aplicativo de mídia social.
Não é de agora que a UMG pressiona o TikTok por compensações apropriadas para artistas e compositores nas discussões de renovação de contrato.
O início da relação entre as duas empresas se deu em fevereiro de 2021, quando foi permitido que os usuários da plataforma pudessem incorporar clipes do catálogo de músicas da Universal em seus vídeos.
Novo álbum de The Weeknd
The Weeknd já começou a instigar os fãs com postagens misteriosas e indicativos do lançamento de seu novo disco. No começo do ano, o cantor publicou um carrossel com três fotos. As duas primeiras faziam referência as capas dos cds de 2020 e 2022. A última imagem continha um ponto de interrogação. Contudo, ainda não há confirmação de lançamento.
A expectativa é que o novo projeto de The Weeknd componha a trilogia de “Dawn FM” e encerre esta era.
Leia também: Pablo Cruz Guerrero será Chespirito em nova cinebiografia