Universal Music vai retirar músicas do TikTok

A Universal Music, uma das mais renomadas indústrias musicais do mundo, anunciou que deixará de licenciar suas produções para o TikTok. Ambos os serviços tomaram a decisão após não chegar a um acordo justo.

Segundo a Universal, o TikTok utiliza conteúdos da gravadora sem pagar um valor adequado. Em contrapartida, o TikTok argumenta que é decepcionante ver a gravadora priorizando a ganância em detrimento dos interesses de seus artistas e compositores. A plataforma chegou a afirmar: “Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de bilhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos”.

Especula-se que os conteúdos sejam removidos a partir de 31 de janeiro. Assim sendo, artistas como Taylor Swift, Andrea Bocelli, Drake e Metallica, representados pela gravadora, não terão suas produções disponibilizadas na plataforma. 

Atualmente, as principais empresas atreladas à música recebem royalties das redes sociais. Contudo, a UMG afirmou em carta aberta que o TikTok propôs pagar “uma tarifa que é uma fração do que pagam as principais plataformas sociais similares”.

Universal Music Group

A Universal Music Group foi formada em 1996, quando a Seagram Company Ltd. adquiriu a PolyGram, uma das principais gravadoras da época, e a fundiu com sua própria gravadora, a MCA Music Entertainment Group. Desde então, a Universal tem continuado a crescer, expandindo seu catálogo de artistas e influência global.

Sabe-se que a Universal também se envolve em áreas como merchandising, gerenciamento de direitos autorais e produção de eventos ao vivo.

Leia também: Dia do Quadrinho Nacional: entenda mais sobre esta forma de arte

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados