Você sabia que “Nyad”, indicado ao Oscar, foi baseado em uma história real?

O Oscar 2024 está se aproximando. A cerimônia de premiação acontece neste domingo, 10 de março, nos Estados Unidos. Uma das produções da Netflix que mais ganhou destaque foi “Nyad”, que indicada ao Oscar de “Melhor Atriz” e “Melhor Atriz Coadjuvante”. Mas você sabia que o filme é baseado em uma história real?

A história de Diana Nyad 

Nascida em Nova York em 1949, Diana Nyad é apaixonada por natação. Muito cedo, ela começou a competir na infância e tornou-se uma nadadora de longa distância recordista mundial. Em 1978, aos 28 anos, tentou pela primeira vez nadar de Cuba à Flórida sem gaiola de proteção. Aliás, uma informação importante é que essa jornada de 166 km é extremamente perigosa devido às fortes correntes, águas-vivas, tubarões e outros perigos.

Além de 1978, foram mais 3 tentativas frustradas para realizar o trajeto. Em 1981, 1983 e 2011, mas todas não foram bem sucedidas por diversos motivos: condições climáticas adversas, problemas de saúde, exaustão ou picadas de águas-vivas

O último fôlego 

No entanto, em 31 de agosto de 2013, aos 64 anos, Diana Nyad fez sua quinta e última tentativa. Em conclusão, depois de 53 horas e 54 minutos nadando sem parar, ela completou finalmente a travessia. Por conta disso, Nyad se tornou a primeira pessoa a nadar de Cuba à Flórida sem gaiola de proteção, inspirando o mundo com sua perseverança e força de vontade.

O filme “Nyad”

Lançado em 2022 na Netflix, o filme conta a história real de Diana Nyad e sua jornada épica. Dirigido por Brett Ratner e estrelado por Annette Bening como Diana Nyad, o filme retrata os desafios físicos e emocionais que ela enfrentou. Ademais, a produção é inspiradora que celebra a perseverança e o triunfo do espírito humano.

Leia também: Atores que tinham favoritismo, mas que foram esnobados no Oscar

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados