Carol Santiago, maior campeã paraolímpica do Brasil, termina Paris com 5 medalhas

A nadadora brasileira Maria Carolina Santiago, mais conhecida como Carol Santiago, 39,  finalizou sua participação na Paraolimpíada de Paris, nesta quinta-feira (5), com uma medalha de prata nos 100m peito na classe SB12. Dessa forma, ela chegou a dez pódios olímpicos na carreira e entrou para o top-5 de maiores medalhistas paraolímpicos do país.

A pernambucana, que nasceu com síndrome de ‘Morning Glory’ – uma anomalia caracterizada pela malformação no disco óptico –, conquistou cinco medalhas apenas na capital francesa. Com três ouros e duas pratas, os Jogos de 2024 consolidaram Santiago como a maior campeã paraolímpica do Brasil entre as mulheres. Ainda que tenha menos pódios que Ádria Santos, do atletismo, ela superou a ex-velocista em ouros, seis.

A nadadora começou a Paraolimpíada de Paris com cinco medalhas na estante, todas obtidas em Tóquio-2020 (realizada em 2021), sua edição de estreia. Portanto, conseguiu repetir o número de prêmios três anos mais tarde.

Após subir em cinco dos sete pódios que competiu, Carol Santiago disse em entrevista ao SportTV: “Eu estou muito feliz. Eu sinto que a gente, realmente, fez por merecer esse momento, né? A gente se dedicou demais, a minha comissão técnica até quase meio segundo antes da prova estava lá ralando. Então, eu só tenho a agradecer… Muito obrigado pela torcida, pelas mensagens, por esta festa linda. Foi o melhor momento da minha vida, com certeza.

Com 39 anos, ainda é incerto se Santiago irá para Los Angeles, em 2028. Para ela, ainda é cedo demais para dizer. Mas, quando questionada sobre o que faria com o fim dos jogos deste ano, a atleta brincou: “Acho que iria tomar um sorvete…”

Lista atualizada dos maiores medalhistas brasileiros em Paraolimpíadas
  1. Daniel Dias – Natação (27 medalhas: 14 ouros, 7 pratas e 6 bronzes)
  2. André Brasil – Natação (14 medalhas: 7 ouros, 5 pratas e 2 bronzes)
  3. Clodoaldo Silva – Natação (14 medalhas: 6 ouros, 6 pratas, 2 bronzes)
  4. Ádria Santos – Atletismo (13 medalhas: 4 ouros, 8 pratas, 1 bronze)
  5. Carol Santiago – Natação (10 medalhas: 6 ouros, 3 prata, 1 bronze)

Leia também: Paraolimpíada: os 4 brasileiros com mais medalhas

spot_img
spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados