Paris-2024: conheça em detalhes as medalhas da Olimpíada

Os Jogos Olímpicos de Paris estão chegando, e não podemos deixar de falar dos itens mais cobiçados do maior evento esportivo do mundo: as medalhas. Os 10,5 mil atletas de diferentes nacionalidades disputarão, individual ou coletivamente, 5.084 medalhas.

Em fevereiro, o mundo conheceu o design delas, mas não custa recapitular. Seja de ouro, prata ou bronze, cada uma tem 85 milímetros de diâmetro por 9,2 milímetros de espessura. A de ouro tem o maior peso: 529 gramas. Isso equivale a mais que três vezes o peso dos smartphones de última geração da Apple ou Samsung.

A produção das medalhas coube à joalheria de luxo francesa Chaumet, a mais antiga em atividade no mundo. Marie-Étienne Nitot (1750-1809), joalheira de Napoleão Bonaparte, fundou a loja em 1780. Além disso, a Chaumet, que desde 2012 pertence ao conglomerado Louis Vuitton, foi a primeira a se estabelecer na Praça Vendôme, em 1812, em Paris.

A principal curiosidade sobre a medalha, porém, vem do fato de que cada uma contém 18 gramas de ferro da Torre Eiffel. Pedaços do metal foram guardados a cada reforma feita no monumento, principal cartão postal da França. A parte com o ferro tem formato hexagonal em referência à capital francesa, apelidada de “L’hexagone” pela feição de seu território. A fita do prêmio será azul escura nas Olimpíadas e vermelha nas Paralimpíadas.

E quanto custa a medalha de ouro? Segundo a Casa da Moeda do Brasil, só por seu material – com 6g de ouro, 18g ferro e o restante de prata –, a peça custa US$ 1.238 (R$ 6.883). O valor não leva em conta impostos, mão de obra utilizada e o evidente caráter simbólico.

Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados