Dia Mundial do Doador de Sangue: Pró-Sangue faz ação para repor estoque crítico

A Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, está com ações especiais por causa da Semana do Dia Mundial do Doador de Sangue. A data especial é lembrada, nesta sexta-feira (14), para homenagear os doadores e incentivar novos voluntários.

O posto Clínicas (Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155) terá, às 10h, show de jazz com Carol Carmin e Marcio Dias. Depois, os personagens do Homem Aranha, Batman, Palhaça Nininha e Hello Kitty visitarão os doadores. A gata mais famosa do mundo, que completa 50 anos em 2024, também estará no posto Dante Pazzanese (Av. Dr. Dante Pazzanese, 500).

A Pró-Sangue, ligada à Secretaria estadual da Saúde, alerta que os estoques de sangue estão hoje em níveis críticos, operando com 45% da capacidade. A pior situação está nos tipos O+, O- e B-, atualmente em situação de emergência. Ou seja, a quantidade atual, nestes casos, dá para poucos dias e apenas 20% dos pedidos dos hospitais estão sendo atendidos no momento.

O hemocentro paulista ressalta que a doação de qualquer tipo de sangue é bem-vinda. O desfalque do O- não é incomum, já que as pessoas desse grupo são “doadoras universais”, isto é, podem doar para outras de qualquer grupo sanguíneo. Já as “receptoras universais” são as de sangue AB+. Se você não sabe o seu, basta realizar o exame de tipagem sanguínea.

A campanha Junho Vermelho da Fundação Pró-Sangue tem o apoio de várias empresas. São elas: M3BS (camisetas), Letraria Cultural (livros), Dona Deôla (bolo), Brownie do Luiz (brownies), Instituto Brasileiro do PVC (stress ball), Copag (baralho), Superbom (suquinhos), além de Klasmé (maquiagem) e The Nutty Bavarian (castanha glaceada).

Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados