110 anos de Nelson Rodrigues: Confira obras para conhecer o autor

No dia 23 de agosto, o escritor pernambucano Nelson Rodrigues completaria 110 anos, para comemorar a data Alpha selecionou algumas obras para você! Saiba mais sobre elas abaixo. 

 

A Vida como Ela é” reúne contos escritos por Nelson Rodrigues 

O livro “A Vida Como ela é”, é uma série de contos escritos por Nelson Rodrigues, durante os anos de 1950 a 1961. 

“A Vida como Ela é” costuma ser o nome da coluna diária do escritor na “Última Hora”, um jornal brasilero fundado na década de 50. 

As crônicas geralmente giravam em torno do adultério, do pecado, dos desejos e da moral, causando grande escândalo na época. A série fez tanto sucesso que foi adaptada para a radionovela, para fotonovela, inspirou o filme “A dama do lotação” e teve uma grande adaptação de sucesso para a Rede Globo sob o mesmo nome.

Recentemente a editora Nova Fronteira lançou uma edição comemorativa do livro. “Aqui o leitor terá oportunidade de conhecer cem outros contos, que garimpamos nos dez anos de publicação da coluna no periódico Última Hora, inclusive o primeiro da série: “O homem do cemitério”. A natureza dessas histórias é visceral, elas partem do comezinho, mas se amplificam num humano profundo, oscilando entre o desespero e a graça ― todas com a sutileza e a inteligência de um grande escritor e, sobretudo, comunicador. Leitura imperdível.”, diz a sinopse da obra. 

 

“À Sombra das Chuteiras Imortais” cria o conceito “Complexo de Vira-Lata” brasileiro 

“À sombra das chuteiras imortais”, é a primeira coletânea das crônicas esportivas de Nelson Rodrigues, a obra reúne setenta textos que Nelson publicou na revista Manchete Esportiva, que já foi extinta e em O Globo entre os anos desde de a década de 50 até os anos 70. 

As crônicas cobrem o período mais rico da história do futebol brasileiro, que vai da derrota do Brasil para o Uruguai, a conquista do tricampeonato no México ao final da copa de 1950

É nesse livro que o jornalista criou o conceito “Complexo de vira-lata”, descrito pelo jornalista como “A inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem”, para descrever a sensação da população em relação a perda do Brasil na copa do mundo. 

 

“O anjo pornográfico” retrata fielmente a vida e a obra de Nelson Rodrigues 

A biografia do jornalista Ruy Castro sobre Nelson Rodrigues é um livro que retrata fielmente a vida e a produção literária de um grande cronista, dramaturgo, e pensador brasileiro.

Segundo Ruy Castro, a vida de Nelson Rodrigues e da sua trágica família permitiu ao escritor extrair valiosos ensinamentos que ele passou às suas peças de teatro, livros e crônicas. Sempre muito polêmico e conservador o livro revela a verdadeira face do autor. Para a obra, Ruy Castro realizou centenas de entrevistas com 125 pessoas que conheceram intimamente Nelson Rodrigues e sua família. 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados