Gaynor Hopkins , mais conhecida como Bonnie Tyler, nasceu em 8 de junho de 1951 em Gales, Reino Unido. Desde criança gostava de diferentes estilos musicais e tinha o hábito de escutar Janis Joplin e Tina Tuner, cantoras que foram referências para Bonnie.
Com 17 anos, ela participou de um concurso de talentos e cantou uma música que havia sido interpretada anos antes por uma cantora de mesmo sobrenome, Mary Hopkin. A música escolhida foi "Those Were the Days" garantindo para Bonnie o segundo lugar no concurso.
Suas primeiras aparições como cantora foram como integrante do grupo Bobby Wayne and the Dixies". Um tempo depois, ela formou sua própria banda chamada Imagination que tocava nos bares da cidade. A banda durou 10 anos e ficou bastante conhecida em Gales.
Em 1975 Bonnie Tyler gravou seu primeiro single intitulado "My My Honeycomb", sem atingir grande impacto. O segundo single, "Lost in France", foi lançado em 1976 e demosntrou o grande talento da cantora. A música ficou em décimo lugar nas paradas britânicas.
As apresentações em bares de ingleses trouxeram muita sorte a Bonnie. Foi nesse ambiente que ela conheceu seu marido e onde conheceu os produtores Roonnie Scott e Steve Wolfe que assumiram Bonnie de 1976 a 1981.
Depois de algumas divergências com seus produtores que queriam transformá-la em uma cantora country, Bonnie decide mudar de gravadora (passou a trabalhar com a CBS) e também contratar um novo produtor Jim Steinman.
O resultado dessas mudanças foi a gravação do hit Total Eclipse Of The Heart com a qual ela tornou-se a única artista galesa a colocar uma música no número 1 no Reino Unido e Estados Unidos ao mesmo tempo. A música, foi tirada do álbum "Faster Than The Speed Of Night" que alcançou um Record Guinness por ser o primeiro álbum de uma cantora a estrear direto no número 1 na parada inglesa, neste período ela foi indicada ao Grammy por Melhor Cantora Pop por "Total Eclipse Of The Heart" e a outra indicação era por Melhor Cantora de Rock por "Faster Than The Speed Of Night" . Teve ainda outros sucessos como "Holding Out For A Hero" do filme Footloose, "Here She Comes", trilha sonora do filme Metrópolis relançado em 1984 por Giorgio Moroder, pela qual ela recebeu outra indicação ao Grammy de Melhor Cantora de Rock, seguidos pelos discos "Secrets Dreams and Forbidden Fire" de 1986 e "Notes From America" de 1988.
Na década de 1990 trocou a CBS pela BMG e seus discos dessa fase "Bitterblue", "Angel Heart" e "Silhouette In Red" foram sucesso entre a Europa, África do Sul e o Japão, em 1994 Bonnie recebe o ECHO Award (o Grammy alemão) na categoria Melhor Cantora Internacional. Em 2004 ela retorna com uma versão em francês do seu clássico "Total Eclipse Of The Heart" agora com o título de "Si Demain (Turn Around)", um dueto com a cantora e atriz francesa Kareen Antonn e volta ao número 1 na França, Bélgica e Polônia.
Em 2006, quando completou 30 anos de carreira Bonnie lançou seu primeiro cd ao vivo "Bonnie Tyler Live" o dvd "Bonnie On Tour", um cd no Reino Unido "Celebrate" seguido pelo single "Louise".
Em 2007, Bonnie gravou uma versão Disco/Punk de Total Eclipse of the Heart com a banda "Babypinkstar", e lançou o Greatest Hits From The Heart, que alcançou o top 40 no Reino Unido e o top 10 na Irlanda.
Em 2009 Bonnie é convidada a gravar Total Eclipse com o grupo vocal Only Men Aloud, o álbum chega ao n.1º na "Classic Album Charts" na Inglaterra. Bonnie participa de uma série da televisão britânica "Hollyoaks Later" cantado "Holding Out for a Hero", ainda pode ser ouvida na trilha sonora de "Cappuccino Girls", lançada para divulgação da peça, fazendo uma aparição surpresa na estreia do espetáculo interpretando a faixa título. Em novembro de 2009 Bonnie é homenageada recebendo o prêmio "Angel Award", por sua contribuição em engajamentos sociais.
No ano de 2011, Bonnie retorna à parada francesa com um novo Greatest Hits Best Of 3 – Bonnie Tyler, o qual inclui um cover do grupo Bangles, adaptado para o francês "Amour Eternel".