Se tem um automóvel que merece um dia mundial… é o Fusca. Comemorado nesta sexta, dia 22 de junho, a data marca a assinatura do contrato entre o engenheiro Ferdinand Porsche e o Conselho da Indústria Automotiva Alemã no início da década de 30, que culminou no modelo que seria considerado o “Carro do Povo”.
Logo ganhou o mundo, fazendo história em muitos países com nomes ou apelidos como Beetle, Bug, Carocha, Coccinelle, Escarabajo e outros.
Esse "simples carrinho", chamado de Volkswagen Sedan que, em 1953, deu início à história da Volkswagen no Brasil, iniciando, na capital paulista, a montagem de modelos com peças importadas da Alemanha.
{ galeria 265 }
Em 1959, começou a fabricação brasileira e foi até 1986. Após o seu projeto, surgiram outros sucessos como a Brasília. Em 1993, o Fusca voltou à linha de produção, mas a nova fase durou até 1996. Houve até uma última versão, a Série Ouro, que teve apenas 1.500 unidades.
Ah! E vale lembrar que no Brasil, também existe ainda o Dia Nacional do Fusca: 21 de janeiro.E, claro, que os amantes do carro não deixariam essa data passar em branco. Uma campanha nas redes sociais pede aos fãs que usem a hashtag #worldbeetleday2018 em seus posts. Só aqui no Brasil, foram fabricados mais de 3 milhões de Fuscas. Mas no mundo todo, a produção foi de mais de 21,5 milhões de unidades. Dá-lhe fusquinha, hein?! Ainda hoje, o “besouro” está entre os modelos mais fabricados de todos os tempos, seja no Brasil ou no mundo inteiro.
Confira alguns modelos:
{ galeria 266 }
E você, já teve algum fusca ou alguma história com ele? Deixe seu comentário!
Por: Tamires Cioffi