6 curiosidades de músicas compostas por brasileiros

Por: Carolina Peliciari  

Para celebrar o Dia do Compositor Brasileiro, dia 7 de outubro, nós selecionamos algumas curiosidades que existem por trás de grandes composições brasileiras, que fizeram sucesso nacional e que também conquistaram as paradas musicais ao redor do mundo. Confira:

Arrastão – Edu Lobos e Vinicius de Moraes

Considerada como a música que deu início à MPB, “Arrastão” foi composta por Vinicius de Moraes e Edu Lobos, em 1965, e gravada por Elis Regina. A canção ganhou o 1° Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior. Além disso, a música também deu início a inesquecível carreira de Elis Regina. 

Garota de Ipanema – Tom Jobim

“Garota de Ipanema” com certeza é um dos maiores clássicos da música brasileira. Após a parceria entre Tom Jobim e Frank Sinatra, a canção ficou muito conhecida no exterior, até os dias de hoje, calcula-se que a música já foi regravada cerca de 240 vezes. Além disso, segundo a produtora Universal, “Garota de Ipanema” é a segunda música mais executadas na história, ficando atrás apenas de “Yesterday” dos Beatles.

A Banda – Chico Buarque

Presente no primeiro disco de Chico Buarque, a canção “A Banda” ganhou o II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966 e é considerada um marco na transição da MPB para a segunda geração da Bossa Nova. Na ocasião, Chico Buarque apresentou a música ao lado de Nara Leão. Assim como “A Banda” marcou a mudança da MPB para a Bossa Nova, a canção “Disparada”, de Jair Rodrigues também foi um marco desse período. 

Alegria, Alegria – Caetano Veloso

Outra canção que marcou o início de um novo movimento na música brasileira, foi “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso. Considerada como o marco do início do Tropicalismo, em 1967. O nome da música advém de um bordão que Wilson Simonal utilizava no programa “Show em Si…Monal”. 

All Star – Nando Reis

A canção “All Star” foi escrita por Nando Reis, em homenagem a Cássia Eller. A música fala sobre a amizade entre os dois cantores, segundo Nando, ele sempre gostou de usar um All Star preto, certo dia, Cássia apareceu com um tênis da mesma marca, mas azul. E, desde então, esse calçado ficou registrado na canção do artista. Após a morte de Cássia Eller, a família da cantora presenteou Nando Reis com um All Star azul que pertencia a ela. 

Garota Nacional – Skank

O single “Garota Nacional” do Skank, lançado em 1996, além ser um sucesso no Brasil, também liderou a parada de sucesso de uma rádio espanhola. O grupo foi a primeira banda brasileira a gravar um álbum em um dos estúdios mais conhecidos do mundo, “Abbey Road”. 

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados