6 filmes que contam histórias de cantores brasileiros

Filmes e músicas são peças importantes que costumam estar lado a lado, desde o início do cinema no século XX, já que nas antigas produções não era possível unificar os dois. A alternativa que surgiu durante os anos, foi implementar uma orquestra enquanto o filme passava, e, com isso, os músicos davam voz e emoção as cenas que eram reproduzidas.  

Ainda neste cenário, muitos artistas que fazem parte da música popular brasileira foram homenageados e encheram as salas de cinemas com a sua história e trajetória artística.  

Pensando nessa junção entre as duas artes, selecionamos algumas sugestões de longas e documentários que retratam a vida de cantores nacionais que marcaram época, e foram eternizados também nas telonas. Confira:

“Somos Tão Jovens”(2013) 

“Somos Tão Jovens” conta sobre a história da formação da banda Legião Urbana e sobre seu líder, Renato Russo. Ambientado no ano de 1973, o filme mostra a vida dos jovens daquela época, e a influência estrangeira na música nacional. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília. 

“Elis”(2016) 

Se tem uma coisa que o cinema brasileiro sabe produzir bem são cinebiografias de músicos. E um deles é o filme “Elis” que conta sobre a carreira da eterna pimentinha, nossa querida Elis Regina, o filme mostra a trajetória de sua carreira e os seus maiores sucessos.  

“Cazuza – O Tempo Não Para” (2004) 

O Longa-metragem de Cazuza traz o ator Daniel de Oliveira no papel do eterno líder do Barão Vermelho. A cinebiografia relata o início da carreira, em 1981, até a sua morte em 1990, o filme viaja entre a banda Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado por sua doença. 

“Tim Maia” (2014) 

Chama o síndico! O filme “Tim Maia” conta com a atuação de Babu Santana na versão mais velha do cantor, o longa é baseado na biografia escrita por Nelson Motta, e conta com muitas aventuras de um dos maiores nomes da música brasileira, deixando o enredo rico em histórias e polemicas.  

“Raul Seixas: O Início, o Fim e o Meio” (2012) 

Toca Raul! Dirigido por Walter Carvalho, o documentário tenta reconstruir a figura de Raul Seixas pelos olhos de seus fãs, companheiros e outros artistas da época. Os depoimentos, com toda a sua subjetividade, acabam formando um mosaico de sentimentos e não propriamente uma trajetória histórica. Muitas versões diferentes do inesquecível “Maluco Beleza” mostra como era o astro do rock por diferentes olhares.  

“Simonal ” (2018)

O Filme retrata a vida do ex-cabo do exército Wilson Simonal que se tornou um cantor e conquistou multidões nos anos 60. Lançado por Carlos Imperial, Simonal vendeu milhões de discos e lotou estádios em seus shows. Dono de uma voz marcante e um carisma inestimável, o artista nasceu para ser uma das maiores vozes da musica brasileira. 

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados