Por: Nicole Defillo
Você sabe o que é um graphic novel? Ele é considerado como um romance gráfico e um tipo de quadrinho, porém no formato de um livro tradicional. Embora a palavra "romance" normalmente se refira a longas obras ficcionais, o termo "romance gráfico" é aplicado de maneira ampla e inclui obras de ficção, não-ficção e muito mais!
Ficou curioso? Então, vem com a gente que vamos te indicar 6 graphic novels conhecidos mundialmente para você mergulhar de cabeça nesse estilo de livro. Confira:
Persépolis
O quadrinho conta a história de Marjane Satrapi, que tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico e frequentar uma sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita – apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama – e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.
Clique aqui para comprar o livro.
{ galeria 1114 }
Cumbe
Em “Cumbe”, Marcelo D’Salete retrata de forma inovadora a luta dos negros no Brasil colonial contra a escravidão. O livro traz histórias em quadrinhos emocionantes, protagonizadas por escravizados, mostrando a resistência contra a violência das senzalas brasileiras. Esta segunda edição traz novo posfácio do autor e desenhos inéditos.
Acesse amazon.com.br para comprar a obra.
{ galeria 1115 }
Maus: a história de um sobrevivente
“Maus” ("rato", em alemão) mostra a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho, Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos.
A obra foi publicada em duas partes: a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura.O exemplar é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançado, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas – história, literatura, artes e psicologia.
Clique aqui e adquira o livro.
{ galeria 1117 }
Gen pés descalços
O quadrinho se passa em abril de 1945 na cidade Hiroshima. Sem saber do terrível destino reservado à cidade, os habitantes enfrentam o difícil dia a dia de um país em guerra. Assim como milhares de famílias japonesas, os Nakaoka precisam lidar com os problemas decorrentes do conflito, como a escassez dos alimentos e a separação de pais e filhos, quando estes são convocados para trabalhar em fábricas ou para suprir a escassez de mão de obra na lavoura. Apesar de todos esses problemas, a família permanece unida e, dentro do possível, tenta manter a normalidade em seu cotidiano. Até que, na manhã do dia 6 de agosto, um cenário infernal toma conta da cidade.
Clique aqui e adquira a obra.
{ galeria 1116 }
1984
A distopia futurista “1984”, de George Orwell, conta história de Winston Smith, um jovem que vive aprisionado na rotina de uma sociedade completamente dominada pelo governo ditatorial, onde toda e qualquer ação é feita coletivamente. Lá, ninguém escapa da vigilância do poderoso grande irmão, uma figura com um poder cínico e cruel.
Lançado poucos meses antes da morte do autor, o exemplar de ficção científica é considerado uma das obras mais importantes do século XX, por conta da dura e objetiva crítica a sociedade.
Clique aqui e adquira a versão em quadrinhos dessa obra.
{ galeria 1118 }
Sapiens
Nesta versão graphic novel de “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, que vendeu mais de 16 milhões de exemplares em sessenta idiomas mundo afora, você é convidado a viajar pelo lado selvagem da história, acompanhado por personagens como Bill Pré-Histórico, dra. Ficção e detetive Lopez, e tendo o historiador e filósofo Yuval Noah Harari como guia. Com roteiro do belga David Vandermeulen e arte do francês Daniel Casanave, o formato HQ dá uma nova perspectiva ao passado e às nossas origens.
Clique aqui e adquira a versão em quadrinhos dessa obra.
{ galeria 1120 }