6 lugares para conhecer virtualmente com realidade aumentada e 3D

Por: Nicole Defillo

Há alguns anos, a ideia de visitar museus e cavernas sem sair de casa parecia distante e absurda. Contudo, agora, com a ajuda da tecnologia de realidade aumentada e da tecnologia 3D, é possível conhecer as principais obras e relíquias culturais expostas nesses espaços sem sair do sofá de casa.

Por isso, nós elaboramos uma lista com 6 lugares para você conhecer a distância e ainda ter uma experiência nova e totalmente diferente. Confira: 

1. Museu Nacional

O Museu Nacional está vivo – um passeio virtual por oito exposições baseadas em imagens do Street View é a prova disso. 164 fotos dos artefatos mais famosos da instituição podem ser vistas na plataforma Google Arts and Culture, revivendo as nossas memórias do museu que foi devorado pelo fogo em 2018. A série também inclui o meteorito Bendegó, o maior da história do Brasil.

2. Palácio de Versalhes

Graças ao google arts and culture, a exposição: “Versalhes: o palácio é todo seu”, pode ser acessada por todos, em qualquer lugar do mundo! A mostra reúne imagens em alta resolução e em 3D da arquitetura completa do palácio.

Além conhecer as obras de arte e objetos que fazem parte do lugar, a vantagem é que podemos fazer isto quase como um “guia privado”, já que a plataforma nos conta a história de tudo, nos mínimos detalhes. Para curtir o conteúdo na íntegra, clique aqui.

3. Anne Frank

A Google Arts and Culture Foundation e juntamente com a Anne Frank Foundation lançaram uma exposição online com cinco imagens internas de 360 ​​graus da Merwedeplein 37-2, a casa da família Anne Frank em Amsterdã.

Um passeio virtual pelo hotel restaurado ao estilo original dos anos 1930, incluindo até o quarto compartilhado por Anne e a irmã Margot. Além disso, a exposição também exibe documentos importantes sobre a vida da menina, como o único vídeo conhecido de Annie, fotos tiradas durante o casamento e a única foto da menina com seus pais e irmã.

4.  Gruta Chauvet

Na so site do Google, Arts and Culture, você também pode ver 54 exposições do Chauvet Cave Restoration Space (SMERGC), que contém mais de 350 arquivos digitais. Chauvet Cave Restoration Space (SMERGC) é uma famosa caverna francesa onde fósseis de animais importantes e pinturas rupestres foram descobertos .

Uma das experiências mais interessantes do projeto foi um vídeo de realidade virtual de 10 minutos narrado por Daisy Ridley, uma atriz britânica que interpretou Rey em Star Wars.

5.  Civilização Maia

O Museu Britânico em parceria com o INAH (Instituto Nacional Mexicano de Antropologia e História), lançou a coleção "Explore o Mundo Maia – Arte Antiga, Exploradores Vitorianos e Tecnologia Digital Jornada Passada". A exposição virtual inclui a digitalização em 3D dos moldes de gesso que compõem a Escada Hieroglífica Palenque no Museu Britânico, bem como exposições, editoriais, vídeos e entretenimento digital de mais de 660 obras maias.

6. Portinari

A série "Portinari: O Pintor do Povo" é a primeira retrospectiva, especificamente para artistas brasileiros, no Google Arts & Culture. Além de 15.000 cartas e documentos dos arquivos pessoais do artista, existem mais de 5.000 obras de arte digitais. A plataforma também criou um tour pela rua da residência do artista Brodowski no interior de São Paulo e coletou uma coleção de 10 imagens capturadas pela Art Camera em resolução ultra-alta (bilhões de pixels). Estes incluem o Mestiço (1934), Lavrador de Café (1934) e Café (1935).

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados