6 músicas da MPB que fizeram sucesso internacional

Por: Carolina Peliciari  

Hoje, dia 17 de outubro, é comemorado o Dia da Música Popular Brasileira. Além de celebrar a MPB, a data também é uma homenagem ao aniversário de Chiquinha Gonzaga, que é conhecida como a primeira compositora da música popular brasileira. 

A MPB teve o seu marco inicial em 1965, com a música “Arrastão”, composta por Vinicius de Moraes e Edu Lobos e gravada por Elis Regina. Desde então, diversos cantores e compositores passaram a produzir sucessos nacionais que acabaram ganhando o mundo. 

E, para comemorar a data, selecionamos seis músicas da MPB que fizeram sucesso internacional. Confira:

Mas Que Nada – Jorge Ben Jor

Composta por Jorge Ben Jor, a canção “Mas Que Nada” faz parte do primeiro álbum do cantor, “Samba Esquema Novo”, de 1963. 

A canção também ficou conhecida na voz de Sérgio Mendes, que levou o single para o exterior. Em 1966, o cantor lançou uma nova versão da música, que acabou entrando para duas listas da Billboard, incluindo a parada “Billboard Hot 100”. 

Além de estar presente na trilha sonora do filme “Rio”, a canção foi regravada pelo grupo Black Eyed Peas, em 2006, com a participação de Sérgio Mendes. 

Garota de Ipanema – Tom Jobim 

“Garota de Ipanema” com certeza é um dos maiores clássicos da música brasileira. Segundo a produtora Universal, “Garota de Ipanema” é a segunda música mais executadas na história, ficando atrás apenas de “Yesterday” dos Beatles. Após a parceria entre Tom Jobim e Frank Sinatra, a canção ficou muito conhecida no exterior, até os dias de hoje, calcula-se que a música já foi regravada cerca de 240 vezes.

Aquarela do Brasil – Ary Barroso

A canção “Aquarela do Brasil” é uma das músicas compostas por brasileiros que mais fizeram sucesso internacional. Composta por Ary Barroso, em 1939, a música ganhou o mundo e já foi regravada por diversos artistas, incluindo Frank Sinatra, João Gilberto, Carmen Miranda e Elis Regina. A música esteve presente na animação da Disney, “Alô Amigos”, em 1942, como single do personagem Zé Carioca. 

Tico-Tico no Fubá – Zequinha de Abreu

Composta por Zequinha de Abreu, a canção “Tico-Tico no Fubá” ficou internacionalmente conhecida na voz de Carmen Miranda. A música esteve presente no filme “A Era do Rádio”, em 1987, dirigido por Woody Allen. O single ficou conhecido no exterior tendo sido gravado por diversas personalidades e instituições, como a Orquestra Filarmônica de Berlim, Ray Conniff, além de músicos brasileiros como Pixinguinha e João Bosco. 

Águas de Março – Elis Regina e Tom Jobim 

Composta por Tom Jobim, em 1972, a canção “Águas de Março” foi originalmente gravada para fazer parte do repertório do álbum “Disco de Bolso, o Tom de Jobim e o Tal de João Bosco”. A música fez ainda mais sucesso após a participação de Elis Regina. 

O single já esteve presente em diversas campanhas publicitárias como da Coca-Cola e ganhou versões em inglês, tendo sido gravada, inclusive, por um cantor das Filipinas. Um sucesso internacional!

Magalenha – Carlinhos Brown

Composta por Carlinhos Brown e gravada inicialmente por Sérgio Mendes, em 1992, a canção “Magalenha” ficou conhecida internacionalmente por fazer parte da trilha sonora do filme americano “Dance With Me”, de 1998. O single ganhou as paradas musicais de países como Japão, Inglaterra e Espanha. 

[bsa_pro_ad_space id=2]

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados