Parece que quanto mais velhos vamos ficando, mais difícil é para conseguirmos ter uma noite de sono com qualidade e de forma adequada.
Mesmo em nossos dias extremamente cansados, coisas como trabalho ou vida familiar parecem nos impedir de dormir bem. Embora o número de horas necessárias para dormir varie de pessoa para pessoa, às vezes pode nem ser suficiente.
De acordo com os especialistas, a privação de sono – mesmo quando você acha que atingiu o número necessário de horas – é mais comum do que você pode imaginar.
Somos uma sociedade sem sono. O sono noturno médio de 40 anos atrás era de nove horas por noite. Agora, estamos com uma média de 6 horas por noite. Estando tão acostumados com isso, muitos de nós nem sabem que estamos privados de sono.
Como alguns sinais nem sempre são óbvios, aqui estão sete maneiras de ajudá-lo a descobrir quando precisa dormir mais – mesmo que não pareça.
- Você adormece rapidamente e começa a roncar logo no início;
- Você está dormindo cada vez mais tarde do que deveria;
- Você está tendo problemas para perder peso ou controlar seus hábitos alimentares;
- A concentração e o foco diminuíram;
- Sua energia diminuiu;
- Seu desejo sexual diminuiu;
- Seu corpo tem dores continuamente.
O sono é onde repormos nossas energias, liberamos hormônios, como por exemplo, o de crescimento. É também no sono onde temos a limpeza do cérebro e reparação dos tecidos musculares.
Não dormir o suficiente, e dormir sem qualidade, muitas vezes deixa as pessoas com dores, mal-estar, irritabilidade, problemas de memória, ansiedade, baixa imunidade e com maiores chances de desenvolverem problemas cardiovasculares de forma muito mais grave.
Cuide do seu sono, procure um especialista. Sua saúde agradece!
Texto por Carlos Uchoa | Fisioterapeuta – Em uma parceria com Saúde Minuto