Você já parou para pensar naquela música que você era apaixonado há alguns anos?
Este ano, muitos sucessos dos anos 2001 comemoram duas décadas desde o seu lançamento e, acredite ou não, trabalhos de artistas, como Destiny's Child e John Mayer fazem parte deste grupo.
Pensando nisso, selecionamos 8 álbuns que completam 20 anos em 2021 e que fizeram muito sucesso. Confira:
Alicia Keys – Songs in A Minor
“Songs in A Minor” é o primeiro álbum de estúdio da cantora e compositora norte-americana Alicia Keys. O disco, lançado em 5 de junho de 2001, estreou em primeiro lugar na Billboard 200, vendendo mais de 236 mil cópias em sua primeira semana. Até 2008, o projeto já havia vendido mais de 6,2 milhões de cópias nos Estados Unidos e 16 milhões de cópias em todo o mundo.
O álbum rendeu vários prêmios à artista, incluindo cinco Grammy's. Em 2013, a Entertainment Weekly classificou em 57º lugar na lista dos maiores álbuns de todos os tempos.
{ galeria 1140 }
Destiny’s Child – Survivor
“Survivor” é o terceiro álbum de estúdio do grupo estadunidense Destiny's Child, formado por Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams. O disco, lançado através da Columbia Records em 1 de maio de 2001, estreou em primeiro lugar na Billboard 200 e com 663 mil cópias vendidas na primeira semana.
O álbum foi certificado como platina quádruplo pela RIAA em 7 de janeiro de 2002. A Billboard classificou-o no número 70 na lista de 200 álbuns da década. Com vendas superiores a 12 milhões de cópias em todo o mundo, “Survivor” tornou-se o álbum mais vendido no século XXI por um grupo feminino.
{ galeria 1141 }
John Mayer – Room for Squares
“Room for Squares” é o álbum de estreia do músico norte-americano John Mayer, lançado em 18 de setembro de 2001 pela Columbia Records. O disco foi lançado de forma independente através da Aware Records, em 5 de junho de 2001.
O segundo single do álbum, “Your Body Is a Wonderland”, rendeu a Mayer o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina. O álbum agrega uma variedade de gêneros musicais, como grooves, jazz, pop e muita música acústica.
{ galeria 1142 }
Michael Jackson – Invincible
“Invincible” é o décimo álbum de estúdio do ícone pop dos anos 80, Michael Jackson. O projeto foi o último álbum de estúdio de Jackson lançado pela Epic, antes de sua morte em 2009. Este disco teve uma produção extensa e trabalhosa, uma vez que o cantor iniciou a composição da obra ainda em 1997 e só terminou oito semanas antes do lançamento do álbum, em outubro de 2001.
Este álbum também é considerado como a produção mais cara já feita por um artista, uma vez que o custo de “Invincible” foi orçado em trinta milhões de dólares. A obra possui faixas com parcerias com o cantor Carlos Santana e com o rapper The Notorious BIG.
{ galeria 1143 }
Jack Johnson – Brushfire Fairytales
“Brushfire Fairytales” é o álbum de estreia do cantor e compositor estadunidense Jack Johnson. O CD contém vários arranjos pop de Johnson, num rock-acústico muito leve.
Os músicos do álbum são primariamente: Jack Johnson, Adam Topol e Merlo Podlewski. O álbum foi produzido por J. P. Plunier, e gravado e mixado por Todd Burke, com a assistência de Andrew Alekel & Chad Essig.
{ galeria 1147 }
'NSync – Celebrity
“Celebrity” é o terceiro álbum de estúdio da boy band 'NSync, lançado em 2001 pela Jive Records. Este foi o último álbum de estúdio da carreira da banda. O álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo.
O single “Pop” estourou nas paradas de sucesso de todo mundo e o disco vendeu 1,8 milhões de cópias na primeira semana. Outras faixas de sucesso foram “Girlfriend”, “Gone” e “Selfish”. O grupo foi um dos primeiros no mundo a utilizar a proteção antipirataria.
{ galeria 1144 }
Janet Jackson – All For You
“All For You”, lançado em 24 de abril de 2001, é o sétimo álbum da carreira da cantora Janet Jackson. O disco fala sobre a separação da artista e de René Elizondo Jr e os momentos nos quais ela saiu para encontros com outros homens pela primeira vez depois de tantos anos.
O projeto foi muito bem recebido por críticos musicais, que elogiaram sua natureza otimista e a inovação sonora de várias músicas. “All For You" é considerado como um de seus álbuns mais sensuais e um dos melhores da carreira de Janet. O álbum recebeu três indicações ao Grammy, incluindo Melhor Álbum Vocal de Pop. Além disso, o CD tornou-se o quinto álbum consecutivo de Jackson a estar no topo da Billboard 200 nos Estados Unidos.
{ galeria 1145 }
Michael Bublé – BaBalu
“BaBalu” é o álbum de estreia do cantor canadense de jazz Michael Bublé. O EP foi lançado em 2001, antes de seu trabalho ser feito por uma gravadora. Por ter seu lançamento de maneira independente, o disco não foi amplamente comercializado ao redor do mundo.
A obra é composta por 13 faixas, incluindo os sucessos “Spider-Man Theme”, “You Must Have Been a Beautiful Baby” e “Lazy River”.
{ galeria 1146 }