8 dicas para ter uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono é fundamental para garantir a saúde e a qualidade de vida. Para te ajudar a melhorar as suas noites, separei oito dicas que considero fundamentais:

1)    Relaxar antes de dormir
Muitas pessoas tem dificuldade para dormir. Para quebrar essa barreira você precisa apenas relaxar. Escute uma música calma e medite, se conseguir, para relaxar a mente. Evite pensar nos problemas e estresses sofridos no dia a dia, assim como nas tarefas que precisam ser feitas no dia seguinte. Faça o seu planejamento diário algumas horas antes, se programe para conseguir esvaziar a sua mente no seu momento de relaxamento.
 
2)    Horário de dormir
Geralmente, todos têm horário fixo para acordar devido às tarefas diárias. Mas o horário para ir para a cama não é tão respeitado. Programe-se e respeite as suas 8 horas de sono.
 
3)    Evite ficar no celular e na TV
É muito comum dar uma olhadinha no celular antes de dormir, não é mesmo? Geralmente o que era para ser rápido acaba tomando mais tempo do que deveria e atrapalha na sua hora de sono. O mesmo acontece com a TV. Por isso, evite esses dispositivos antes de dormir. Pense nesse momento como algo sagrado, um momento de relaxamento do seu corpo e sua mente.
 
4)    Luz apagada
Quanto menos luz, mais relaxado o corpo ficará e mais rápido você conseguirá dormir.
 
5)    Silêncio
É importante evitar ambientes com sons muito altos. Não há problema se você precisa de algum tipo de som para conseguir dormir, mas é preciso mantê-lo baixo para que o corpo consiga relaxar.
 
6)    Conforto
Ajuste o seu travesseiro, pegue o seu cobertor para dias frios ou ligue o ventilador para não sentir calor no verão. Mantenha-se confortável para conseguir relaxar.
 
7)    Ingestão de bebidas e alimentos
Evite ingerir bebidas e alimentos que contenham substâncias estimulantes ou muito gordurosas. Procure ingerir alimentos ou bebidas que relaxem o seu corpo, como um chá de erva-doce, um copo de leite morno e alimentos leves.
 
8)    Faça atividades físicas
Para conseguir relaxar no período noturno, você precisa cansar durante o dia. Não estamos falando do cansaço psicológico do dia a dia, mas sim de cansar o seu corpo fisicamente, praticar exercícios. Além disso, a prática diária ajuda a esvaziar a sua mente para um melhor e mais rápido relaxamento antes de dormir.
 
Enquanto dormimos o nosso organismo realiza atividades fundamentais de relaxamento e fortalecimento. A qualidade do sono é algo essencial para a sua saúde e deve ser encarado como tal.
Com a correria e o estresse do dia a dia, muitas vezes preferimos sacrificar horas do nosso sono para conseguir realizar mais atividades ou então relaxar assistindo a nossa série favorita, mas tenha o seu momento de sono como sagrado. 
Principalmente se você não dorme fácil, é preciso um ritual de relaxamento para conseguir manter essas horas essenciais para a sua saúde. Encare o sono como uma atividade física diária a ser realizada.
Em casos de distúrbios mais graves é preciso procurar ajuda de um especialista e realizar exames para o melhor diagnóstico.

Cuide da sua saúde física e mental.

Texto por Patrícia Lacombe | Fisioterapeuta
 

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