Festival de Veneza: quais os destaques (até agora) da mostra de cinema?

De The Rock a George Clooney, confira os destaques do festival.

Na quarta-feira (27), teve início a 82ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, a mais antiga mostra audiovisual do mundo e uma das mais prestigiadas pela comunidade cinematográfica. Reconhecido pela FIAPF (Federação Internacional de Associações de Produtores de Cinema), o festival consolidou-se como um espaço de consagração e debate cultural.

Com a missão de valorizar o cinema em todas as suas formas — arte, indústria e entretenimento —, sempre pautado pela liberdade criativa e pelo diálogo, o evento tem como sede o emblemático Palazzo del Cinema, no Lido, e reúne alguns dos maiores nomes do cinema internacional.

A cada edição, uma seleção de jurados de renome é convidada para avaliar os filmes em competição. Neste ano, o grupo conta com a presença da brasileira Fernanda Torres, indicada ao Oscar e vencedora do Globo de Ouro. Caberá a ela e aos demais jurados a entrega de prêmios como o Leão de Ouro (Melhor Filme), o Leão de Prata (Melhor Diretor) e o Coppa Volpi (Melhor Ator e Atriz).

O festival, que segue até o dia 9, já apresentou estreias de grande destaque. A Alpha reuniu os principais títulos exibidos nesta primeira semana e mostra quem conquistou o público e a crítica em Veneza!

Quem brilhou na primeira semana do Festival de Veneza

Os grandes festivais de cinema são conhecidos pelas longas e entusiasmadas ovações que acompanham suas estreias. Neste ano, um dos momentos mais marcantes foi a recepção calorosa de The Testament Of Ann Lee, dirigido por Mona Fastvold em parceria com o marido, Brady Corbet — a mesma dupla responsável por O Brutalista. Protagonizado por Amanda Seyfried, que emocionou-se com a aclamação. 

Outro destaque foi Coração de Lutador: The Smashing Machine, de Ben Safdie, que coassinou Joias Brutas ao lado do irmão Josh. O longa acompanha a trajetória de Mark Kerr – vivido por Dwayne Johnson, o The Rock – que também foi às lágrimas com os aplausos –, ex-campeão dos pesos pesados do UFC, e sua relação com a esposa Dawn Staples, interpretada por Emily Blunt. 

Entre os títulos mais aguardados, Frankenstein, releitura de Guillermo Del Toro para o clássico de Mary Shelley, conquistou cerca de 13 minutos de aplausos por sua dimensão grandiosa.

 Bugonia, de Yorgos Lanthimos, mesmo com pouco menos de sete minutos de aclamação, chamou atenção pela participação de Emma Stone, que surpreendeu o público ao surgir com a cabeça completamente raspada nas telonas.

Outrossim, a presença de George Clooney para a estreia de seu novo filme Jay Kelly – que divide tela com Adam Sandler – era incerta, após o ator não comparecer na coletiva de imprensa, afirmando problemas de saúde. Mas Clooney, no fim, estava presente para recer quase dez minutos de aplausos. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ELLE (@ellefr)

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados