Na quarta-feira (27), teve início a 82ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, a mais antiga mostra audiovisual do mundo e uma das mais prestigiadas pela comunidade cinematográfica. Reconhecido pela FIAPF (Federação Internacional de Associações de Produtores de Cinema), o festival consolidou-se como um espaço de consagração e debate cultural.
Com a missão de valorizar o cinema em todas as suas formas — arte, indústria e entretenimento —, sempre pautado pela liberdade criativa e pelo diálogo, o evento tem como sede o emblemático Palazzo del Cinema, no Lido, e reúne alguns dos maiores nomes do cinema internacional.
A cada edição, uma seleção de jurados de renome é convidada para avaliar os filmes em competição. Neste ano, o grupo conta com a presença da brasileira Fernanda Torres, indicada ao Oscar e vencedora do Globo de Ouro. Caberá a ela e aos demais jurados a entrega de prêmios como o Leão de Ouro (Melhor Filme), o Leão de Prata (Melhor Diretor) e o Coppa Volpi (Melhor Ator e Atriz).
O festival, que segue até o dia 9, já apresentou estreias de grande destaque. A Alpha reuniu os principais títulos exibidos nesta primeira semana e mostra quem conquistou o público e a crítica em Veneza!
Quem brilhou na primeira semana do Festival de Veneza
Os grandes festivais de cinema são conhecidos pelas longas e entusiasmadas ovações que acompanham suas estreias. Neste ano, um dos momentos mais marcantes foi a recepção calorosa de The Testament Of Ann Lee, dirigido por Mona Fastvold em parceria com o marido, Brady Corbet — a mesma dupla responsável por O Brutalista. Protagonizado por Amanda Seyfried, que emocionou-se com a aclamação.
Amanda Seyfried sendo aclamada em Veneza por ‘The Testament of Ann Lee’, novo longa de Mona Fastvold.
15 minutos de aplausos. pic.twitter.com/A1jmipwaiL
— CINEMA 505 (@CINEMA505) September 1, 2025
Outro destaque foi Coração de Lutador: The Smashing Machine, de Ben Safdie, que coassinou Joias Brutas ao lado do irmão Josh. O longa acompanha a trajetória de Mark Kerr – vivido por Dwayne Johnson, o The Rock – que também foi às lágrimas com os aplausos –, ex-campeão dos pesos pesados do UFC, e sua relação com a esposa Dawn Staples, interpretada por Emily Blunt.
Entre os títulos mais aguardados, Frankenstein, releitura de Guillermo Del Toro para o clássico de Mary Shelley, conquistou cerca de 13 minutos de aplausos por sua dimensão grandiosa.
#JacobElordi and Oscar Isaac earn a 13-minute standing ovation for Guillermo del Toro’s #Frankenstein, the biggest of #VeniceFilmFestival so far. https://t.co/6Tw7C7tjpr pic.twitter.com/NAU4c2psTa
— Variety (@Variety) August 30, 2025
Já Bugonia, de Yorgos Lanthimos, mesmo com pouco menos de sete minutos de aclamação, chamou atenção pela participação de Emma Stone, que surpreendeu o público ao surgir com a cabeça completamente raspada nas telonas.
Outrossim, a presença de George Clooney para a estreia de seu novo filme Jay Kelly – que divide tela com Adam Sandler – era incerta, após o ator não comparecer na coletiva de imprensa, afirmando problemas de saúde. Mas Clooney, no fim, estava presente para recer quase dez minutos de aplausos.
Ver essa foto no Instagram


