Durante a nossa vida inteira, a prática de exercícios físicos é sempre muito bem recomendada e necessária, uma vez que ajuda a manter o nosso organismo saudável e com a imunidade alta. Contudo, o que muitos não sabem é que em determinadas idades e fases, as atividades físicas possuem uma importância maior, como na menopausa.
Entre os especialistas há uma unanimidade: a prática regular de exercícios que estimulem o corpo por inteiro – como a academia e até mesmo a hidroginástica – podem evitar e diminuir o aparecimento de problemas que coloquem a saúde das mulheres em risco.
É nessa fase da vida que há um déficit no estrogênio, um hormônio que os ovários naturalmente param de produzir. Essa situação faz com que apareçam o calorão dos fogachos e as variações de humor, e os treinos podem ajudar a amenizar esses sintomas.
De acordo com a ginecologista, obstetra e mastologista, Mariana Rosario, para quem está perto da menopausa há uma grande perda muscular e óssea, por isso os exercícios mais indicados são a musculação, yoga e pilates. “Com esses exercícios a paciente vai prevenir que aconteçam quedas e fraturas ósseas, por conta do envelhecimento natural do organismo”, explica a médica.
E, os benefícios não param por aí! Além de aumentar a produção de serotonina – sendo esse o hormônio da felicidade – os exercícios ajudam a melhorar o equilíbrio, força muscular, fortalecimento ósseo, diminuição do estresse, depressão e a variação de temperatura do corpo.
“Além disso, o consumo de colágenos e proteínas, aliado a reposição hormonal podem ajudar, uma vez que são capazes de diminuir a flacidez da pele e evitar a perda muscular”, afirma Mariana. “Os exercícios também podem ajudar a eliminar o inchaço causado pelo climatério, já que a retenção de líquidos pode ser proveniente da falta de atividade física diária”, reforça a especialista.
Segundo a ginecologista, é importante lembrar que a paciente deve fazer, além das recomendações médicas, aquilo que ela se sentir bem. Desse modo, o treino se tornará mais prazeroso e divertido, fazendo com que ela se sinta bem consigo mesma.