A importância da puericultura no desenvolvimento da criança

Por: Vanessa Rabello 

Desde o momento em que a gestação é confirmada, pais começam a se preocupar com a saúde e o bem-estar desse bebê que chegará ao mundo. São inúmeras preocupações, sonhos e planos para essa nova vida que está sendo gerada. 

Ao longo dos meses, consultas ao obstetra vão deixando ainda maior a expectativa de conhecer o novo “serzinho”. O que muitas famílias desconhecem é que, a consulta ao pediatra pode ser bem diferente dos modelos tradicionais.

Segundo a pediatra especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Célia Regina Bocci, a puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades. “É uma especialidade médica contida na pediatria, que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural.” 

Além de cuidar da saúde da criança, a puericultura leva em conta o ambiente vivido para avaliar o desenvolvimento da forma mais ampla possível. 

De acordo com Célia, na consulta tradicional geralmente as famílias procuram o pediatra para avaliar uma queixa específica, já na puericultura, é feita uma avaliação completa, com toda a orientação necessária à família sobre a proteção integral à criança. 

O início indicado para este acompanhamento é desde a gestação. A pediatra e alergista, mestre em Ciências da Saúde, Susana Ramos Machado Passeti, afirma que é muito importante que os pais estabeleçam uma relação de cooperação mútua com o pediatra, tendo alguém a quem recorrer nos casos de dúvidas. “Fazer uma consulta pré-natal com o pediatra é primordial para orientação sobre os primeiros dias do bebê, sobre a amamentação, a importância das consultas e exames pré-natais da futura mãe na saúde do lactente, o importante papel da alimentação da gestante no futuro alimentar da criança, além da possibilidade do pediatra conhecer um pouco do núcleo familiar que a criança será inserida.” 

Entre os benefícios da puericultura, Susana afirma que estão a promoção e proteção da saúde, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em constante desenvolvimento com todas as suas particularidades. 

Susana ainda ressalta que a consulta de puericultura é destinada à avaliação completa do paciente, desde a pesagem, avaliação da capacidade auditiva e visual até o desenvolvimento neuropsicomotor e da sexualidade. 

O acompanhamento deve ser feito desde a gestação até a adolescência. Segundo Renata Kuhn, pediatra ampliada pela antroposofia que atua na Casa Moara, as consultas no primeiro ano de vida devem ser mensais e perto dos 3 anos o acompanhamento pode ser anual até a adolescência, de acordo com o desenvolvimento da criança. “O acompanhamento horizontal – que avalia a criança, a família e o seu entorno – é para prevenção e promoção da saúde. A gente acaba se aproximando e se vinculando com a família e entendendo muitas questões da criança.”. 

Alguns cuidados importantes com o bebê 

De acordo com a OMS, o aleitamento materno exclusivo deve ser feito até os seis meses de idade do bebê. Após este período, é feita a introdução alimentar, com papinhas pastosas ricas em vitaminas.  

Para evitar possíveis assaduras nos bebês, que são tão desconfortáveis, utilize uma fralda que se ajuste bem ao corpo do seu bebê, de maneira que fique confortável, permitindo que um pouco de ar circule. Desta forma, assim que as fraldas ficarem molhadas ou sujas, troque o mais rápido possível. O uso de lencinhos umedecidos suaves pode ajudar mais ainda na limpeza.  

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados