A importância de escovar a língua

Não é nenhum mistério que escovar a língua também faz parte da higienização bucal diária, e deixar de limpar este órgão tão importante para o processo de mastigação, pode trazer algumas complicações para a saúde bucal e geral, além de mau hálito e sensação de boca seca.

Quando não higienizada, a superfície da língua passa a acumular bactérias, o que pode deixá-la esbranquiçada. Esse fenômeno é conhecido como biofilme lingual ou saburra, como é popularmente chamado, e é responsável pelo mau odor da boca que pode causar constrangimento e desconforto, além de indicar que a saúde bucal pode não estar em suas melhores condições.

A língua limpa e saudável, de coloração rósea, ajuda a identificar de forma precoce problemas de saúde. Se a língua estiver avermelhada, por exemplo, pode significar falta de vitamina B12, anemia ou diabetes. Já feridas que não cicatrizam em 15 dias, devem ser avaliadas por um dentista, pois podem ser um alerta para o câncer de língua.

Mas não precisa se preocupar, limpar a língua não é uma tarefa difícil e não demanda tempo nem grande esforço. Você pode fazer da forma simples, que é passar a própria escova de dentes com movimentos de dentro para a dora até sentir que sua língua está limpa. Existem dispositivos próprios para essa tarefa, são os conhecidos raspadores, que tem formato e estrutura mais adequados para realizar uma limpeza eficiente e sem causar ânsia de vômito.

Em todo caso, não deixe de visitar com frequência um médico cirurgião-dentista para avaliações criteriosas e corretas sobre a saúde de toda sua boca, inclusive da sua língua.

Ricardo Lemes

Redação Saúde Minuto

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados