A importância de usar óculos de sol adequados

Estilosos, com diferentes formatos, cores e tipos de lentes, os óculos de sol são procurados para compor o look e dar um ar mais refinado e fashion nos visuais. O problema é quando esses dispositivos são tratados apenas como acessórios de moda e não como bloqueadores dos raios solares, que podem ser prejudiciais à saúde dos nossos olhos.

A principal função dos óculos escuros é proteger os olhos, evitando possíveis doenças oculares que a exposição contínua aos raios solares pode trazer, e quando consumidos como apenas acessório de moda, a busca pelo preço mais baixo pode levar o consumidor a cair nas armadilhas dos óculos de sol falsificados.

A lente mais escura do óculos dilata a pupila, e se esta lente não oferece uma proteção mínima de 70% ou 90% contra a radiação UV, essa radiação é absorvida com mais facilidade pelos olhos, favorecendo doenças oculares imediatas como ceratite, que é o processo de queima superficial da córnea ou a longo prazo como casos de pterígio, alteração na parte branca dos olhos e até catarata. Outro tópico que também merece atenção é o material que as lentes são fabricadas, pois materiais inadequados, que não são resistentes a choques, podem quebrar com facilidade e causar perfurações nos olhos.

A recomendação é: compre seus óculos em centros especializados na confecção destes produtos e procure médicos oftalmologistas para avaliar a saúde dos seus olhos com frequência. Pagar mais barato em produtos falsificados pode custar o bom funcionamento da sua visão.

Ricardo Lemes

Redação Saúde Minuto

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados